Respostas
RESPOSTA
Animais em Extinção na Floresta Amazônica
Gato-maracajá (Leopardus wiedii) O gato-maracajá é um felino com risco vulnerável de extinção. ...
Peixe-Boi da Amazônia (Trichechus inunguis) ...
Ararajuba (Guaruba guarouba) ...
Gavião real (Harpia harpyja) ...
Ariranha (Pteronura brasiliensis) ...
Onça-Pintada (Panthera onca) ...
Onça Parda (Puma concolor) ...
Uacari (Cacajao hosomi)
espero ter ajudado❤
Andiroba.
Pau Rosa.
Mogno.
Cravo-do-Maranhão.
Castanheira.
Flor de Carajás.
Cumaru-de-cheiro.
Resposta:
Animais:
Gato-maracajá (Leopardus wiedii) ...
Peixe-Boi da Amazônia (Trichechus inunguis) ...
Ararajuba (Guaruba guarouba) ...
Gavião real (Harpia harpyja) ...
Ariranha (Pteronura brasiliensis) ...
Onça-Pintada (Panthera onca) ...
Onça Parda (Puma concolor)
Mais itens...
Plantas:
• Andiroba (Carapa guianensis Aubl.) – as sementes de andiroba fornecem um óleo amarelo com propriedades insetífugas e medicinais. Além disso, a andiroba pode ser utilizada no combate as infecções do trato respiratório como: dermatites, lesões secundárias, úlceras e escoriações. Tem também propriedades cicatrizantes e antipiréticas. O óleo é utilizado ainda em vários produtos para tratamento de cabelo deixando-o sedoso e brilhoso.
Andiroba
• Mogno – brasileiro (Swietenia macrophylla) – árvore nativa da Amazônia, mais comum no sul do Pará, é ornamental quando usada na arborização de parques e jardins. A madeira do mogno é muito usada na produção de móveis.
• Pau-Rosa (Aniba rosaeodora Ducke) – é no tronco da árvore que está o interesse dos exploradores. Essência principal de perfumes – um deles imortalizado por Marilyn Monroe -, o tronco e as lascas precisam ser processados no vapor para a extração do óleo que atrai a indústria de cosmético. Para extrair 180 litros de essência, é necessário de 15 a 20 toneladas de madeira, precisando derrubar mil árvores.
Pau-rosa
• Castanheira (Bertholletia excelsa) – atualmente só é encontrada em abundância na Bolívia e no Suriname. No Brasil, castanhais são derrubados para a construção de estradas e barragens, para assentamentos de reforma agrária e criação de gado.
Castanheira
• Cravo-do-maranhão, paucravo ou casca-preciosa (Dicypellium caryophyllaceum) – O pau-cravo era uma das “drogas do sertão”, como eram conhecidos os produtos levados como especiarias para a Europa no período colonial. Era considerada mais vantajosa do que o cravo-da-índia e a canela-do-ceilão porque permitia a extração de dois produtos em uma mesma planta: a canela de sua casca e o cravo de suas flores. As especiarias eram usadas para conservar e temperar os alimentos, sendo também empregadas na produção de remédios.
pau cravo