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Resposta:
O que é preciso para se tornar um praticante?
Encontrar um professor autêntico, formar um relacionamento, estabelecer um compromisso, e seguir as instruções. Depois é obter algum resultado dessas instruções, e assim garantir o prosseguimento da linhagem.
O que você recomenda para uma pessoa que deseja avançar, mas ainda não estabeleceu conexão com nenhum centro ou professor qualificado?
Seguir tentando estabelecer essa conexão. E já ver isso como prática budista.
Quais os rituais do budismo? (diário, semanal, anual, etc.)
Isso varia de tradição para tradição, e mesmo de praticante para praticante. Em algumas tradições, haverá uma indicação mais ou menos pessoal, isto é, mais ou menos caso a caso, de acordo com as inclinações e disponibilidades do praticante. Essa indicação é feita por um professor. Há formas de budismo mais ou menos ritualizadas, mas não há budismo totalmente livre de rituais. Os rituais são encarados, em todos os casos, como treinamentos da mente. Em geral a pessoa deve praticar o budismo diaramente, o tempo todo, devendo disponibilizar tanto um tempo para a prática formal quanto para a prática em meio ao mundo.
O que faz a pessoa virar um budista tibetano? Existe “batismo”?
No budismo de forma geral você se compromete com os ensinamentos do Buda ao tomar refúgio, isto é, tomar os votos que, resumidamente, implicam em não prejudicar os outros e se aplicar na prática budista. Você precisa tomar esses votos conscientemente, e é uma prática constante refazer esses votos, portanto não é nada semelhante a um batismo. Ocasionalmente você refaz esses votos perante um grande professor e uma comunidade inteira. Depois há os votos pertinentes ao mahayana e ao vajrayana, e se estamos falando de budismo tibetano, você vai tomar esses outros votos também.
Como funciona e qual a importância do voto de refúgio?
No voto de refúgio você se compromete com seguir o exemplo do Buda, fazer a prática que leva ao resultado (ser um buda) e estudar/aplicar o dharma (ensinamentos do Buda) e participar da comunidade de praticantes (a sangha). Por isso o refúgio é nas três jóias: o exemplo, o ensinamento e a comunidade, o Buda, o Dharma e a Sangha. Existem vários tipos de prática de refúgio. A principal forma de refúgio é aquela que ocorre formalmente em uma cerimônia, com a presença da sangha e de professores budistas. Nessa cerimônia em geral a pessoa faz o voto de abdicar das desvirtudes (matar, roubar, conduta sexual indevida, uso de intoxicantes e mentir — em alguns casos outras listas, maiores ou menores são usadas) e de se engajar no caminho budista. É um compromisso público, e algumas vezes um nome budista, relevante para a tradição budista em que a cerimônia está sendo realizada, é concedido. Porém, o refúgio faz parte da prática diária, e pode ser feito mais de uma vez por dia. Ele pode ser feito através da recitação de uma prece ou de prostrações. A prática diária em geral começa com uma “tomada de refúgio”, isto é, a pessoa repetindo seus votos em voz alta perante um altar, por exemplo.
Como monto um altar?
Você precisa pelo menos uma imagem do Buda Sakyamuni, pode ser uma reprodução de uma pintura, como uma foto, uma pintura ou uma estátua. Você precisa consagrar essa imagem com um professor autêntico do Budismo. Para isso, você leva a imagem até ele e pede para que seja consagrada. Dependendo da tradição, isso pode ser apenas o mestre recitar uma oração perante a imagem, ou cerimônias mais complexas. Sempre é bom fazer uma oferenda em qualquer encontro com um professor. Com a imagem consagrada, você precisa de uma estante ou mesa que esteja acima da linha da sua cintura. Um erro comum é colocar imagens decorativas do Buda em mesas de centro: o mais adequado, se praticamos o budismo, é colocar estas imagems num ponto mais alto, e elas sempre devem ser consagradas por um professor autêntico. Não deve haver nada acima do seu altar, no máximo uma prateleira com livros do dharma. O ideal é dedicar um prédio separado de sua casa como sua sala de prática, se isso não for possível, uma peça inteira da sua casa é o segundo melhor. Se isso não for possível, um lugar de destaque na sua sala de estar, e se isso não for possivel, no seu quarto. Você não deve manter um altar no banheiro ou na cozinha. De acordo com a tradição budista que você segue, você deve fazer oferendas diárias diante de seu altar. Em geral coisas como flores, água, biscoitos e incenso são boas oferendas, mas você deve procurar seguir o modo particular que sua tradição recomenda.