O autor da LETRA DE MÚSICA presume que o interlocutor (possível leitor) contribua, atribuindo sentidos nos "vazios do texto". Segundo ECO (1986, p.7) o leitor deve "tirar do texto o que o texto não diz, mas pressupõe, promete, implica ou implícita, a preencher espaços vazios, a ligar o que existe nesse texto com o resto da intertextualidade, de onde ele nasce e onde irá se fundir". Que sentidos estão escondidos nessa canção de Caetano Veloso?
Respostas
A música em questão é "O Queres" de Caetano Veloso, quando analisamos a letra dela podemos observar o contraste entre o que queremos e o que é possível ter. Como é possível notar no trecho abaixo:
" Onde queres revólver, sou coqueiro
E onde queres dinheiro, sou paixão
Onde queres descanso, sou desejo
E onde sou só desejo, queres não
E onde não queres nada, nada falta
E onde voas bem alta, eu sou o chão
E onde pisas o chão, minha alma salta
E ganha liberdade na amplidão"
Desta forma, quando é dito na questão sobre "o leitor deve tirar do texto o que o texto não diz, mas pressupõe, promete, implica ou implícita, a preencher espaços vazios, a ligar o que existe nesse texto com o resto da intertextualidade, de onde ele nasce e onde irá se fundir" isso quer dizer que a música irá significar para o leitor o que ele interpretar dela.
A letra das musicas de Caetano, no geral, são abertas a interpretação e costumam propor uma reflexão. Com isso, o interlocutor deve contribuir com a letra atribuindo a ela o sentido que ele entender dela.
Por exemplo, na música acima eu entendi haver o sentido contrastante entre o que idealizamos e achamos que queremos, com o que o universo pode nos dar. Ou ainda, o que esperamos das pessoas e o que elas são.
Espero ter ajudado, bons estudos :)
Resposta:
o sentido da canção, é, que o autor apresenta uma ideia contraria de todas as características que outra pessoa procura.