Vários países europeus enfrentaram uma séria crise econômica e política após a Primeira Guerra Mundial. Nesse quadro de instabilidades, observamos o fortalecimento das ideologias totalitárias, como o nazismo e o fascismo. Diante de tal contexto, aponte a alternativa que não corresponde aos quatro pontos fundamentais que caracterizam os regimes totalitários. *
A) O fortalecimento das instituições militares como pressuposto básico para o combate aos inimigos do Estado e a proteção dos interesses nacionais em relação aos países estrangeiros.
B) O combate sistemático aos órgãos sindicais, vistos como grandes redutos de uma desordem que prejudica o desenvolvimento da economia nacional.
C) Realização de uma massiva propaganda política capaz de incutir valores e símbolos que reconhecem o regime totalitário como algo benéfico e necessário.
D) A existência de um partido único que deve ser único, capaz de pensar e resolver as questões e dilemas da nação.
E) A extinção das religiões, por acreditar que poderia causar uma insurreição não concordando com o genocídio.
Respostas
Resposta:
Alternativa correta e) A extinção das religiões, por acreditar que poderia causar uma insurreição não concordando com o genocídio.
Explicação:
O item "e" é o único que não faz parte dos quatro pontos fundamentais que caracterizam os regimes totalitários.
Os pontos são
A existência de um partido único que deve ser único, capaz de pensar e resolver as questões e dilemas da nação. ( Alternativa D )
O combate sistemático aos órgãos sindicais, vistos como grandes redutos de uma desordem que prejudica o desenvolvimento da economia nacional. ( Alternativa B )
O fortalecimento das instituições militares como pressuposto básico para o combate aos inimigos do Estado e a proteção dos interesses nacionais em relação aos países estrangeiros. (Alternativa A)
Realização de uma massiva propaganda política capaz de incutir valores e símbolos que reconhecem o regime totalitário como algo benéfico e necessário. ( Alternativa C )