4 — Através de investigações os cientistas obtiveram conhecimentos importantes sobre o interior da Terra, a perfuração mais profunda chegou 12 km abaixo da superfície terrestre. Vários conceitos nos permitem entender e esclarecer melhor a dinâmica do nosso planeta. Relacione alguns dos termos importantes apresentados no conteúdo. • Litosfera e Astenosfera • Teoria da Deriva continental a Teoria da Tectônica de Placas Dica: Consulte se possível seu livro didático ou um dicionário para definir os termos relacionados acima.
Respostas
A litosfera é a camada mais externa do planeta terra, caracterizada por ser sólida. Trata-se de uma região dotada de espessura variável e que para que perfurações até o interior da terra, esta deve ser a primeira barreira a ser superada.
Posteriormente, cita-se a Astenosfera, zona superior do manto terrestre, que se encontra ainda mais a fundo.
A teoria Continental, bem como a teoria das placas tectônicas foram essenciais para a compreensão de que há bilhões de anos atrás, os continentes formavam uma grande massa, e que apenas um único oceano existia.
Olá!
Astenosfera onde as rochas encontram-se parcialmente fundidas, os materiais mais densos descem e os menos densos sobem para próximo da litosfera. Essa dinâmica provoca a movimentação das placas tectônicas e a formação das correntes de convecção. Logo, encontramos, também, as camadas da mesosfera, onde encontra-se as ondas sísmicas em grande velocidade e a endosfera, sendo o núcleo interno e externo.
A Litosfera formada pela crosta e o manto superior é a camada mais externa e rígida, essencial para os seres vivos. A porção sólida, constituída por rochas que são agregados de minerais, chegando ao máximo a 12 quilômetros de profundidade, e é fundamental para extração dos recursos minerais e energéticos.
Teoria da Deriva Continental a Teoria da Tectônica de Placas: A Teoria da Deriva Continental foi criada pelo meteorologista alemão Alfred Wegener, na qual ele afirmou que há, aproximadamente, 200 milhões de anos não existia separação entre os continentes, ou seja, havia uma única massa continental, chamada de Pangeia e um único Oceano, o Pantalassa. Já a Teoria da Tectônica de Placas foi parte do pressuposto de que a crosta terrestre está dividida em grandes blocos semirrígidos, ou seja, em placas que abrangem os continentes e o fundo oceânico. Essas placas movimentam-se sobre o magma, impulsionadas por forças vindas do no interior da Terra. Portanto, a superfície terrestre não é uma placa imóvel, como era falado no passado.
Bons estudos!
•A teoria da deriva dos continentes consiste em que todos os continentes que conhecemos hoje já foram um só e ao longo do tempo foram se dividindo,esse afastamento ocorreu devido a movimentação das placas tectônicas