Ninguém se banha duas vezes no mesmo rio. Para os que entram nos mesmos rios, correm outras e novas águas."Heráclito, Fragmentos Heráclito propõe um caminho para o conhecimento oposto à concepção de Parmênides. Na metáfora citada, o filósofo aponta para uma realidade em constante transformação.O pensamento de Heráclito pode ser caracterizado como: A) dedicado á compreensão de uma realidade imutavel e permanente. B) Opção 2 C) mobilista, definido pela eterna mudança e o constante devir. D) Idêntico ao pensamento de Tales de Mileto, que afirma que "tudo é água"
Respostas
Resposta:
Alternativa C
Explicação:
A filosofia de Heráclito de Éfeso é caracterizada pelo mobilismo.
Assim como chamamos de rio, algo que nunca é o mesmo, porque nunca estarão presentes as mesmas águas, o conhecimento deve conter a ideia de que tudo está em constante movimento de transformação: o quente esfria, o úmido seca.
Todas as coisas estão submetidas à ação do tempo, ao devir. Contrariando o pensamento de Parmênides, o ser e o não ser coexistem no tempo.
O pensamento de Heráclito pode ser caracterizado como:
C) mobilista, definido pela eterna mudança e o constante devir.
Heráclito de Éfeso, desenvolveu dois raciocínios:
. a unidade entre os opostos. Para Heráclito, o caminho para subir uma montanha é o mesmo para descer. Isto quer dizer, um mesmo caminho em direções opostas. Assim, concluiu que a realidade surge justamente da contradição.
. a realidade é instável e está em constante movimento. Nada é permanente e tudo flui. A lei da vida e do universo é um eterno devir: "Tudo muda, nada permanece o mesmo".
Bons estudos!