Respostas
Comparando com o sistema de ensino brasileiro, existem várias diferenças, que vão desde o cálculo das notas até a configuração dos anos letivos. Assim, o aluno que deseja fazer os estudos fora do país pode ter dificuldades para entender o funcionamento do sistema de ensino.
Como funciona o sistema escolar americano?
O sistema de ensino americano é dividido em quatro categorias no total. São elas:
Elementary School;
Middle School;
High School;
University/College.
A partir dos 5 anos, as crianças ingressam no kindergarten (jardim de infância). Além disso, o processo para entrar na University (universidade) é bem mais complexo. São várias etapas incluindo provas teóricas, redações (essays), avaliação de fluência para os estrangeiros (TOEFL e o IELTS), histórico escolar, carta de recomendação e entrevista.
O ano letivo tem 180 dias e começa em datas distintas do que é o costume no Brasil, indo do meio de agosto ao início de junho. Durante esse período, existem os feriados, férias e paradas que são em dias especiais como:
na semana entre o Natal e o Ano Novo;
na semana de Tranksgiving (quarta semana de novembro);
no Winter Break (uma semana em fevereiro ou março);
no Spring Break (uma semana entre março ou abril);
no Summer Break (em torno de 10 a 11 semanas entre junho e agosto).
Quais as diferenças entre esse sistema e o brasileiro?
Em comparação com o sistema brasileiro, há mais liberdade e aulas mais dinâmicas e participativas. Outras diferenças são:
Notas
Enquanto no Brasil as notas são de 0 a 10, com a média entre 5 e 7, no sistema de ensino americano eles adotam letras. As correspondências são:
A+ (97-100%), A- (93-96%), A (90-92%);
B+ (87-89%), B- (83-86%), B (80-82%);
C+ (77-79%), C- (73-76%), C (70-72%);
D+ (67-69%), D- (63-66%), D (60-62%);
E/F (menos que 60%).
Anos letivos
Os anos letivos do sistema de ensino americano e do brasileiro são diferentes também. Porém, é possível fazer uma comparação entre eles, veja:
Preschool/ Educação Infantil (de 3 a 5 anos de idade);
Elementary School do 1st a 5th grade/ Ensino Fundamental I do 1° ao 5° ano (de 6 a 11 anos de idade);
Kindergarten/ Jardim de infância (de 5 a 6 anos de idade);
Middle School do 6th ao 8th grade/ Ensino Fundamental II do 6° ao 9° ano (de 11 a 14 anos de idade);
High School do 9th ao 12th grade/ Ensino Médio do 1° ao 3° ou 4° ano (de 14 a 18 anos de idade);
9th grade (freshman year, de 14 e 15 anos de idade)/ 1º ano do Ensino Médio.
10th grade (sophomore year, de 15 e 16 anos)/ 2º ano do Ensino Médio.
11th grade (junior year, de 16 e 17 anos)/ 3º ano do Ensino Médio.
12th grade (senior year, de 17 e 18 anos)/ 4° ano do Ensino Médio*.
*(No Brasil, apenas os colégios com formação de professores possuem esse ano).
Currículo
O sistema educacional americano é mais flexível em comparação ao do Brasil. No High School, o estudante pode escolher o que deseja cursar em cada semestre. Nessa etapa, ele pode optar por disciplinas mais vocacionais como marketing, carpintaria e mecânica. Na maior parte das escolas americanas, apenas são obrigatórias as matérias de inglês, matemática e história.
No antigo sistema brasileiro, o aluno cursava 13 matérias obrigatórias. Já o Novo Ensino Médio apresenta opções voltadas para a vocação. Ou seja, o aluno pode aprofundar seus conhecimentos em Linguagens, Matemática, Ciências Humanas/Sociais, Ciências da Natureza ou Formação Técnica.
Para os alunos que pretendem cursar o sistema escolar americano, é essencial buscar por uma empresa especializada em programas internacionais de high school. Dessa forma, o estudante será apoiado em todas as etapas dessa jornada.
Ou seja, mostrando minha opinião, o sistema educacional americano é melhor do que o brasileiro pois lá as escolas são mais preparadas e tudo, com bastante tecnologia. A educação brasileira ainda tem que melhorar muito em diversos aspectos, o governo deveria prestar mais atenção nas escolas publicas, liberar dinheiro para elas e dar mais tecnologia e melhoria de ensino para chegar aos pés do ensino americano
Espero ter ajudado :)
Resposta:
flexivel
Explicação:
o sistema educacional americano e mais flexivel em comparacao ao brasil