O modelo de negócios é a descrição é a criação, entrega e captura de valor, isto é, qual estratégia será implementada. Há nove componentes para se definir um modelo de negócios, de acordo com o Business Model Generation (BMG). BLANCO, T. H. M. Gestão e Empreendedorismo. Maringá: Unicesumar, 2020. De acordo com esse texto, analise as afirmativas a seguir: I. Em ‘segmentos de clientes’ é determinado o público alvo. II. Em ‘proposta de valor’ é definido o preço do bem ou serviço. III. Em ‘canais’ é planejado toda a logística com os fornecedores. IV. Em ‘fonte de receitas’ necessita-se pensar em como irá ganhar dinheiro. V. Em ‘estrutura de custos’ deve-se ter em mente os fatores que podem causar desperdícios de produção. É correto apenas o que se afirma em:
Respostas
A resposta correta são as alternativas: I, II e IV, apenas.
O modelo de negócios se trata de um documento que tende a descrever como acontecerá a lógica de criação, bem como, a entrega e a captura do valor por parte de uma estrutura organizacional.
Em outras palavras, se trata de um modelo de negócio que tende a determinar o produto ou o serviço que uma entidade irá produzir ou então fornecer, o método de produção, o seu público alvo além das suas fontes de receitas.
Bons estudos!
Alternativa 1:
I e IV.
Alternativa 2:
I, II e III.
Alternativa 3:
I, IV e V.
Alternativa 4:
III, IV e V.
Alternativa 5:
II, III, IV e V.
Resposta:
1 e 4 apenas
Explicação:
Segmentos de clientes: o segmento distingue os subconjuntos de pessoas físicas ou jurídicas que o empreendedor busca para entregar seus produtos ou serviços, ou seja, aqueles que iremos entregar valor.
Proposta de valor: é que o faz o cliente escolher o produto ou serviço de uma empresa em detrimento de outra, deve ser direcionada e específica, tratando do problema que resolvemos do cliente e que satisfaz suas necessidades.
Canais: permitem que se mantenha relacionamento com os clientes e que eles conheçam os produtos e serviços, propicia a oportunidade de avaliação da proposta de valor, ou seja, são as vias de relacionamento e comercialização.
Fontes de receitas: o modelo de receita descreve como que pretendemos receber o pagamento pela entrega de valor para cada segmento do cliente, isso pode ocorrer por meio de vendas, pelo uso, por aluguel, por assinatura, entre outras formas de capturar valor em troca da proposta de valor entregue.
Estrutura de custo: neste quadrante, de forma oposta às receitas, o empreendedor deve considerar os fatores que podem gerar saída de recursos do caixa, seja por gastos fixos ou variáveis, desde que seja relacionado a capacidade do negócio em criar, produzir e entregar a proposta de valor.