Respostas
A principal divergência entre trotsky e Stalin em relação socialista seus fundamentos políticos, pois, Trotsky acreditava no ideal de "Revolução Permanente" enquanto que Stálin no "socialismo em um só país". Porém, ambas as posições simbolizavam a luta pelo poder dentro do partido.
Stalin era a favor da consolidação do comunismo em um único país e tendia a um monolitismo intolerante em relação a qualquer movimento que se desviava das diretrizes do Partido.
Para Trotsky, o favorita de Lenin, inclinou-se para a "revolução permanente" e a exportação do socialismo para fora da União Soviética. Mais tolerante que Stalin, ele concebeu o Partido como uma organização aberta que acomodava várias correntes de opinião.
Contudo, embora os dois defendessem ser marxistas e seguidores de Lenin, suas militâncias os distanciaram. Enquanto Stalin, sem preocupações teóricas, era desde os 20 anos um fiel seguidor do pensamento de Lenin e executor disciplinado das instruções do que seria o futuro partido bolchevique, Trotsky, com preocupações intelectuais, procurou as diferentes correntes marxistas em conflito caminho da revolução.
Você pode ler mais em: https://brainly.com.br/tarefa/16783542