1-Quais são as palavras desconhecidas dessa poesia, em forma de música? Dê significado a todas elas considerando a semântica que possuem, em seu contexto.
2-Essa cantiga tem uma função social que é traduzida pelos versos espalhados em todo o poema, você consegue percebê-la e descrevê-la? Faça um esforço e explicite seu entendimento desse texto.
3-Clementina de Jesus, Dona Ivone Lara, Clara Nunes, Chiquinha Gonzaga, Tia Ciata, Jovelina Pérola Negra e tantas mulheres são mantenedoras do samba brasileiro. Escreva abaixo versos de algum samba que você conhece ou já tenha escutado, afinal os versos dos sambas são pura poesia.
Respostas
01.
Quiçamba: instrumento utilizado para fazer a medição do milho em espiga.
Quilombo: refúgio de escravos a
Gongo: instrumento musical.
02. Retrata o trabalho escravo, o trabalho infantil. Entendo que a função da música é retratar o sofrimento vivenciado pelos escravos africanos, do qual nem as crianças estavam imunes.
03.
"É Nanã rainha do mar
É Nanã mamãe Iemanjá"
- Clementina de Jesus.
"Se bem me quer, seja se quer ou não
Bem reticente, ela só faz calar
Ela é tão falsa e renitente que até
Atrai só com o seu pensar"
- Chiquinha Gonzaga
Explicação:
Resposta:
Atividade 1
Quiçamba: instrumento ultilizado para fazer a mediçao do milho em espiga. Quilombo: refugio de escravos Gongo: instrumento musical
Atividade 2
Sim, a canção retrata a vida sofrida das pessoas negras, do trabalho escravo, trabalho e abuso infantil, da vida dura que eles tinham e como davam seu “jeitinho” para sobreviverem.
Atividade 3
"Erga essa cabeça mete o pé e vai na fé, manda essa tristeza embora, basta acreditar que um novo dia vai raiar sua hora vai chegar"