• Matéria: Biologia
  • Autor: alice020601
  • Perguntado 6 anos atrás

AJUDA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anexos:

Respostas

respondido por: gcbgabi43
1

Resposta:

1) Metabolismo é o nome dado ao conjunto de todas as reações que ocorrem no organismo. Dentre as funções do metabolismo, podemos destacar a obtenção de energia. Existem dois grandes processos metabólicos, o catabolismo e o anabolismo.

2) O anabolismo refere-se ao processo que constrói moléculas complexas a partir de moléculas simples, consumindo energia para isso. Já o catabolismo é o conjunto de reações envolvidas na degradação ou quebra de moléculas complexas em moléculas menores. Esse processo geralmente fornece energia para o organismo.Um exemplo de anabolismo é a síntese de proteínas a partir dos aminoácidos.Um exemplo de catabolismo é a digestão, onde os alimentos que foram consumidos são quebrados e transformados em substâncias mais simples.

3) Na respiração celular, a obtenção de energia ocorre com a oxidação de uma molécula orgânica, geralmente a glicose, liberando energia. Parte dessa energia é armazenada na forma de moléculas de ATP (adenosina trifosfato), e parte é liberada na forma de calor.

4) A organela responsável por essa respiração é a mitocôndria.

5) C6H12O6 + 6 O2 ⇒ 6 CO2 + 6 H2O + Energia (moléculas de ATP)

6)  A respiração celular anaeróbica ou anaeróbia se trata da obtenção de energia a partir de reações químicas sem o envolvimento do oxigênio, como ocorre na fermentação e na glicólise. A energia, que é o produto final dessas reações, é proveniente da molécula de ATP, adenosina trifosfato.Muitas bactérias que utilizam compostos com nitrogênio, enxofre, ferro, manganês, entre outros.

7) Fermentação é um processo realizado por alguns organismos para a obtenção de energia. Esse ocorre na ausência de oxigênio e também não apresenta cadeia receptora de elétrons, como ocorre na respiração anaeróbica. O processo de fermentação é utilizado na produção de alimentos e medicamentos.

8) Fermentação Alcoólica

A levedura e outros miroorganismos fermentam a glicose em etanol e CO2. A glicose é convertida em piruvato pela glicólise e o piruvato é convertido em etanol e CO2 em um processo de dois passos.

Fermentação lactea

1 glicose → 2 ácido láctico + 2 ATP

A fermentação láctica tem importância industrial, na produção de queijos, de coalhadas e de iogurtes. Por ação das bactérias lactobacilos, a lactose do leite é fermentada, gerando ácido láctico.

Fermentação acetica

É realizada por bactérias denominadas acetobactérias, que convertem a molécula de álcool com uma de oxigénio (necessário à reação) em uma molécula de ácido acético e outra de água. Assim temos C2H5OH + O2 → CH3COOH + H2O.

9) A fermentação é um processo pelo qual a matéria orgânica é parcialmente degradada e a energia química nela armazenada é liberada e utilizada na produção de moléculas de ATP (adenosina trifosfato), em que ficará armazenada para ser utilizada posteriormente em diversas reações do organismo.

10) Como na respiração celular você consome GLICOSE e O2 para produção de energia, nesse evento você tem um catabolismo. Já a na fotossíntese, com CO2, água e com energia solar se "cria" próprio alimento e assim temos um anabolismo.

11) → Glicólise

A glicólise é uma etapa em que várias reações químicas ocorrem a fim de realizar a quebra da glicose em duas moléculas de ácido pirúvico. Inicialmente ocorre a adição de fosfatos, provenientes de duas moléculas de ATP, à molécula de glicose. Após a adição, processo chamado de ativação, a molécula de glicose torna-se instável e quebra-se, formando duas moléculas de ácido pirúvico. Essa quebra produz quatro moléculas de ATP e, com isso, o saldo final do processo é de dois ATP.

→ Ciclo de Krebs

O ciclo de Krebs, também chamado de ciclo do ácido cítrico, acontece no interior da mitocôndria, mais precisamente na matriz mitocondrial. Esse processo inicia-se com a chegada do ácido pirúvico na matriz e sua imediata reação com a coenzima A, que produz uma molécula de acetil-CoA (Acetilcoenzima A) e uma molécula de CO2. Nessa reação observamos também a presença do NAD+, que se transforma em NADH após utilizar dois elétrons e um íon H+ liberados no processo.

→ Fosforilação oxidativa

Nesse processo ocorre a reoxidação das moléculas de NADH e FADH2, sendo liberada uma grande quantidade de elétrons, que formam água. Durante a formação de água, energia vai sendo liberada e usada na produção de ATP. A fosforilação oxidativa é responsável pela maior parte do ATP produzido pela célula.

Espero ter ajudado!


alice020601: muito obrigadooo
Perguntas similares