A bioética possui quatro princípios fundamentais, cujas definições são I, II, III e IV. As definições acima correspondem, respectivamente, aos princípios de: I. capacidade de decisão, liberdade e direito de autogovernar-se; ll. respeito a equidade dos individuos; lll. fazer o bem, cuidar e favorecer a qualidade de vida; IV. não causar o mal e/ou danos ao paciente de forma intencional. a) I - Autonomia, II - Justiça, III - Beneficência e IV - Não Maleficência. b) I - Justiça, II - Autonomia, III - Não Maleficência e IV - Beneficência. c) I - Autonomia, II - Justiça, III - Não Maleficência, e IV - Beneficência. d) I - Justiça, II - Não Maleficência, III - Beneficência e IV - Autonomia
Respostas
A alternativa correta é letra A) I- Autonomia, II - Justiça, III - Beneficência e IV - Não Maleficência.
As alternativas trazem consigo princípios da bioética que estão presentes no dia a dia de profissionais da saúde e pacientes, hoje mais do que nunca.
Para que não ficasse nenhuma dúvida quanto às correlações, podemos analisar a afirmativa IV - não causar o mal e/ou danos ao paciente de forma intencional.
Esse princípio com certeza é o da não maleficência.
Os profissionais de saúde devem sempre agir de forma a objetivar o bem do paciente, jamais administrando-lhe medicamentos e procedimentos que possam não ser favoráveis a ele e , pior ainda, que sejam prejudiciais à sua saúde.
Resposta:
Olá...
A alternativa correta é letra A) I- Autonomia, II- Justiça, III - Beneficência e IV - Não Maleficência.
Espero ter ajudado!!Bons estudos ☺️☺️