• Matéria: Português
  • Autor: Janicepereira
  • Perguntado 6 anos atrás

Leia o fragmento abaixo de José Lins do Rego e responda as questões que se seguem. “(...) Pela estrada passou um matuto, com uma carga de farinha. O cavalo levantava lama no chão ensopado. — É o Chico Cabeça. Homem de bem. Já teve até recurso. Depois que uma filha morreu das bexigas, deu para trás. Quinca Napoleão tomou um sítio que ele tinha no Riachão e o pobre vive hoje do serviço de carga. Deu a macaca nele. Se fosse comigo, Quinca Napoleão não cantava de galo. Ia com a faca no bucho dele. Ah!, lá isto ia! Então, seu Laurentino, um homem tem a sua terra, suou em cima dela, gosta da bicha de verdade, e vem um sujeito ganancioso como Quinca Napoleão e toma? Comigo era na faca. É por isto que eu não quero nada. (...)”

1) Assinale a opção que melhor descreve as principais características desse período da literatura brasileira, e que estão presentes neste recorte do romance Fogo Morto.
a) A comparação com as vanguardas europeias.
b) O retrato documental e inverídico de um período histórico do Brasil. c) O retrato regional de uma sociedade agrária, patriarcal, violenta e desigual.
d) A metáfora do Brasil em processo de industrialização que marcaram as primeiras décadas do século XX.

2) Assinale a opção que mantém o mesmo sentido de “Depois que uma filha morreu das bexigas, deu para trás.”
a) Depois que uma filha morreu das bexigas, foi embora.
b) Depois que uma filha morreu das bexigas, ficou perdido.
c) Depois que uma filha morreu das bexigas, enlouqueceu.
d) Depois que uma filha morreu das bexigas, teve problemas.

Respostas

respondido por: eduardafreirs
49

Resposta:

1) c

2) d

Explicação:

Corrigida pelo Class

respondido por: ksvieira04
0

1. A alternativa correta é a letra C, uma vez que o trecho do romance "Fogo Morto" relata a indignação do autor quanto a sociedade agrária que é desigual e violenta, uma vez que Napoleão, um personagem do texto, toma o sítio do Chico Cabeça que passou a viver do serviço de carga, um trabalho mais difícil e penoso e a terra do seu Laurentino que trabalhou muito para tê-la e perdeu.  

O autor acaba demonstrando a disputa por terras, na sociedade agrária, e que se fosse com ele iria disputar na faca, representando a violência existente.

2. A alternativa correta é a letra D, uma vez que a oração "Depois que uma filha morreu das bexigas, deu para trás" expressa o sentido que após a filha de Chico Cabeça ter falecido por uma doença ele passou a ter problemas o que culminou na perda de seu sítio. Logo, a oração que mantém o sentido é: " Depois uma filha morreu das bexigas, teve problemas".

É possível compreender isto e reescrever a frase devido a interpretação e os sinônimos que significam palavras de significado ou sentido idênticos ou parecidos.

Espero ter ajudado !

Leia mais em: https://brainly.com.br/tarefa/3411534

                       https://brainly.com.br/tarefa/21901222

Anexos:
Perguntas similares