• Matéria: História
  • Autor: marciamuraro
  • Perguntado 9 anos atrás

Para que o manejo e o encaminhamento dos diversos tipos de resíduos produzidos nas clínicas, laboratórios, farmácia, hospitais veterinários e demais dependências ocorra de forma segura e adequada, a instituição deve contar com o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS).

Considerando o contexto, leia as afirmações que se seguem:

I. O plano tem como objetivo o correto gerenciamento de todos os resíduos produzidos dentro da instituição, além de contemplar os aspectos referentes desde a sua geração até a disposição final.

II. Dentre as ações promovidas e apoiadas pelo PGRSS, pode ser instalado um Programa de Descarte Consciente, de caráter educativo, que visa incentivar o descarte correto e responsável dos resíduos produzidos pelos alunos, funcionários e pacientes, promovendo, assim, a Responsabilidade Social.

III. Com relação aos resíduos infectantes e perfurocortantes, esses devem ser encaminhados - por meio de coleta especial - para tratamento antes da disposição final. Sem falar nos produtos químicos perigosos, que também apresentam coleta especial e são destinados à empresa de processamento devidamente licenciada por órgãos ambientais competentes.

IV. Além das lixeiras de coleta seletiva, que permitem que os dejetos sejam descartados nos destinos corretos (plástico no tambor vermelho, vidro no verde, metal no amarelo e papel no tambor azul), pode ser montado, ainda, um espaço para a entrega voluntária de recicláveis e de óleo comestível.

V. O PGRSS deve contemplar medidas de envolvimento coletivo. O planejamento do programa deve ser feito em conjunto com todos os setores, definindo-se responsabilidades e obrigações de cada um em relação aos riscos.

Respostas

respondido por: nilzvie
57
todas estão corretas.

respondido por: raphaelrv
2

Resposta:

Alternativa 5: I, II, III, IV e V.

Explicação:

Perguntas similares