Respostas
Resposta:
A paisagem, por definição, é a configuração dos elementos tal qual eles se apresentam no espaço e que podem ser percebidos pelo ser humano através do uso de ao menos um dos cinco sentidos (visão, audição, olfato, tato e paladar). Ela pode estar relacionada a ambientes estáticos, como um prédio ou uma montanha, e a ambientes dinâmicos, como os fluxos de carros ou o deslocamento de um grupo de pássaros.
Assim, existem aquelas paisagens que revelam e predominam as transformações realizadas pela natureza, que são chamadas de paisagens naturais. Além disso, também existem aquelas paisagens que revelam as transformações realizadas pelo ser humano, através da exploração e utilização dos recursos naturais, chamadas de paisagens culturais ou humanizadas.
Explicação:
Essas duas paisagens não necessariamente se opõem ou se separam, podendo ser observadas, muitas vezes, dividindo o mesmo espaço. Isso significa que, dependendo dos tipos de paisagens e das ações nelas praticadas, é possível a harmonia entre ambas as formas de transformação no espaço.
Observa-se, também, que as paisagens naturais possuem uma temporalidade distinta das paisagens humanizadas. Enquanto as dinâmicas ambientais ocorrem, geralmente, obedecendo à velocidade de transformação mais lenta, as dinâmicas sociais e culturais transformam rapidamente e radicalmente o espaço. Geralmente, elementos da natureza que levaram milhares – ou até milhões – de anos para se formar desaparecem ou transformam-se em alguns poucos minutos através da ação humana.