A tendência observada hoje é de que as organizações enxerguem as pessoas como parceiras, que podem contribuir para a competitividade e lucratividade, e não mais como recursos. Isso aumenta cada vez mais a valorização do fator humano. Chiavenato (2014) elencou cinco formas distintas de enxergar as pessoas dentro da organização. BLANCO, Thiago Henrique Martinez. Gestão e Empreendedorismo. Maringá - PR.: UniCesumar, 2020. Adaptado. Considerando o texto acima, e as formas de enxergar as pessoas dentro da organização elencadas pelo autor, avalie as afirmações abaixo: I. As pessoas podem ser vistas como ativadoras dos recursos organizacionais, por impulsionar e dinamizar os recursos da empresa. II. Podem ser vistas ainda como seres humanos, com personalidades e individualidades próprias, história particular e conhecimento, habilidades e competências indispensáveis à organização. III. Entre as formas de enxergar as pessoas, está também como capital humano, quando estas agregam inteligência à empresa. Entretanto, o principal ativo organizacional ainda são máquinas e equipamentos. É correto o que se afirma em: I, apenas. Alternativa 2: III, apenas. Alternativa 3: I e II, apenas. Alternativa 4: II e III, apenas. Alternativa 5: I, II e III.
Respostas
Resposta:
Opção letra: C
Explicação:
o principal ativo organizacional ainda são máquinas e equipamentos. Jamais. AINDA SÃO OS HUMANOS.
Resposta:
Alternativa C - I e II, apenas.
Explicação:
Conforme o conteúdo da página 15:
a) Pessoas como parceiras da organização, investindo seu tempo, conhecimento e comprometimento para receber retorno financeiro.
b) Pessoas como ativadoras de recursos organizacionais, pois elas impulsionam e dinamizam os recursos da empresa.
c) Pessoas como seres humanos, com personalidade e individualidades próprias, com história pessoal particular, com conhecimentos, habilidades e competências indispensáveis às organizações.
d) Pessoas como talentos, fornecedoras de competências, que não podem ser adquiridas como as máquinas e equipamentos, mas que precisam de grande investimento para construir competências, o que exige tempo, aprendizado e maturação.
e) Pessoas como capital humano, que agregam inteligência à empresa e são o principal ativo organizacional.