1) Leia o poema “Os ombros suportam o mundo”: Chega um tempo em que não se diz mais: meu Deus Tempo de absoluta depuração. Tempo em que não se diz mais: meu amor. E os olhos não choram. E as mãos tecem apenas o rude trabalho. E o coração está seco. Em vão mulheres batem à porta, não abrirás. Ficaste sozinho, a luz apagou-se, mas na sombra teus olhos resplandecem enormes. És todo certeza , já não sabes sofrer. E nada esperas de teus amigos. Pouco importa venha a velhice , que é velhice? Teus ombros suportam o mundo e ele não pesa mais que a mão de uma criança. As guerras, as fomes, as discussões dentro dos edifícios Provam apenas que a vida prossegue e nem todos se libertaram ainda. Alguns, achando bárbaro o espetáculo preferiam ( os delicados ) morrer. Chegou um tempo em que não adianta morrer. Chegou um tempo em que a vida é uma ordem. A vida apenas, sem mistificação. Marque a alternativa incorreta: a) O clima que ronda o poema é de alegria e de esperança de um mundo de paz e melhor. b) O título do poema “Os ombros suportam o mundo” é uma hipérbole. c) Na primeira estrofe, a palavra “tempo” aparece repetida três vezes, constituindo uma figura de linguagem: repetição ou reduplicação. d) Levando-se em conta que o poema data de 1940, um dos contextos históricos é a Segunda Guerra Mundial e) O poeta descreve um mundo que não há mais espanto, não há mais amor, nem sentimentos: tudo é racionalizado e mecanizado.
Respostas
respondido por:
6
Resposta:
eu acho letra c mais de mais uma olhada no conteúdo
pedrobelniakpd9lza:
Muito obrigado!
respondido por:
0
Sobre o poema “Os ombros suportam o mundo”, a alternativa incorreta é a letra C) Na primeira estrofe, a palavra “tempo” aparece repetida três vezes, constituindo uma figura de linguagem: repetição ou reduplicação.
Afirmações sobre "Os ombros suportam o mundo":
- a) CORRETA, dado que o clima que ronda o poema é de esperança.
- b) CORRETA, uma vez que uma hipérbole se faz presente no título do texto, já que há exagero.
- c) INCORRETA, visto que a figura de linguagem conhecida como repetição é aquela onde a mesma palavra aparece no início de cada frase, o que não é o caso.
- d) CORRETA, visto que a Segunda Guerra Mundial é um dos contextos históricos do poema, que data de 1940.
- e) CORRETA, já que o poema fala sobre a racionalização e mecanização de tudo.
Veja mais sobre hipérbole:
https://brainly.com.br/tarefa/37641426
#SPJ2
Anexos:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás