1- Qual a relação do verso da música "Não se prenda à primeira impressão" com a ideia de Sartre de
que o homem é um ser inacabado?
2- Qual trecho da letra pode comparar com o fato de que quando criamos nossa essência não a
enxergamos como realmente ela é?
3- Para Sartre somos livres para existir e criar a nossa própria essência, hoje como as redes sociais
influenciam nessa liberdade?
4- A nossa essência é formada por conta da nossa existência por meios das nossas vivências e
escolhas. Quais vivências suas formaram a sua essência?
Respostas
1 — Qual a relação do verso da música “Não se prenda à primeira impressão” com a ideia de Sartre de que o homem é um ser inacabado?
As impressões que temos de alguém é apenas um reflexo de seu verdadeiro interior, o ser é incompleto, e por isso necessita estar sempre está em mudança, em evolução, logo a primeira impressão que aderimos de alguém hoje pode não representar a mesma no dia seguinte.
2 — Qual trecho da letra pode comparar com o fato de que quando criamos nossa essência não a enxergamos como realmente ela é?
Pode-se comparar o trecho “Sou cego, não nego; Só vejo obscuro objeto, desejo indireto” com a nossa dificuldade de enxergar a nossa própria essência, pois por vezes nos rendemos a coisas supérfluas que não refletem o nosso ser interior, apenas a nossa personalidade.
3 — Para Sartre somos livres para existir e criar a nossa própria essência, hoje como as redes sociais influenciam nessa liberdade?
Com as redes sociais recebemos uma influência direta de como precisamos ser, com quais valores devemos nos importar e de quais adjetivos são válidos, deixamos de ser um ser de mente própria e independente para um objeto manipulável que tem o intuito de se encaixar em algum grupo, de receber a aprovação de todos, seguimos em busca de conquistar a idealização inalcançável, a de ser um humano perfeito.
4 — A nossa essência é formada por conta da nossa existência por meios das nossas vivências e escolhas. Quais vivências suas formaram a sua essência?
Pessoal.
Bons estudos!
1. A relação do verso da música "Não se prenda à primeira impressão" com a ideia de Sartre de que o homem é um ser inacabado existe no sentido de que: o homem está em constante mudança.
Logo, o homem é um ser inacabado e não se limita à primeira impressão, uma vez que ela pode mudar ao longo da vida. Conforme diz a letra da música: ele continua sendo escrito a mão. Veja-se:
"Não se renda às evidências
Não se prenda à primeira impressão
O que não foi impresso
Continua sendo escrito à mão"
2. O trecho da letra que se compara com o fato de que quando criamos nossa essência e não a enxergamos como realmente ela é o seguinte:
"Sou cego, não nego
Enxergo quando puder
Só vejo obscuro objeto, desejo indireto"
Neste trecho, a letra da canção - cantada pelos Engenheiros do Hawaii - traz a tona a forma com que os indivíduos não conseguem compreender e visualizar de fato sua própria essência, pois eles só enxergam quando tiverem condições, neste sentido, afirma a música: que ele é cego e não nega.
3. As redes sociais, atualmente, influenciam completamente a nossa liberdade individual e coletiva, seja nos padrões de vida que nos impõe, seja na felicidade que os usuários sempre demonstram nas redes (quando na verdade a realidade da vida de todos é bem diferente).
As pessoas no mundo digital vendem uma vida perfeita e feliz, ditam hábitos a serem seguidos, padrões de beleza, padrões sociais, os lugares para serem frequentados. Infelizmente, este cenário traz uma forte influência na liberdade racional das pessoas, que se tornam reféns emocionais de tantos padrões.
Por fim, é importante mencionar que o ser humano precisa ter sua essência e identidade preservados frente aos impactos das redes sociais e dos padrões impostos pela sociedade atual - que está doente de tanto compelir as particulares individuais de cada pessoa.
4. A nossa essência é formada por conta da nossa existência por meios das nossas vivências e escolhas.
Desta forma, as vivências que formam a essência de uma pessoa se dão das mais variadas formas: desde um episódio marcante na infância, até a forma como ela estava inserida no ambiente social.
A título de exemplo tem-se uma pessoa que sobreviveu após enfrentar uma doença incurável, provavelmente essa pessoa tem uma resiliência muito grande frente aos desafios da vida.
Outro exemplo é uma pessoa que alcança um sonho considerado muito alto na vida, essa pessoa tende a ter em sua essência muito esperança e positividade em relação aos seus desejos.
Aprenda mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/15068641
https://brainly.com.br/tarefa/27312873
https://brainly.com.br/tarefa/41369050
https://brainly.com.br/tarefa/9446908