A maravilha (Mirabilis jalapa) é uma planta que apresenta flores vermelhas, brancas e rosas. O fenótipo rosa é determinado quando a planta é heterozigota e caracteriza-se por ser uma coloração intermediária. A maravilha é, portanto, um exemplo clássico de: * a) Alelos letais. b) Dominância completa. c) Dominância incompleta. d) Epistasia. e) Codominância.
Respostas
Resposta:
Alternativa “c”. A dominância incompleta é aquela em que se observa a formação de um fenótipo intermediário por causa de uma ausência de dominância.
A maravilha tem uma dominância incompleta para o gene que decodifica a cor das flores, isso porque, quando homozigota dominante, terá uma cor diferente de quando for heterozigota ou homozigota recessiva (alternativa C).
A dominância incompleta:
Existem genes de dominância incompleta, ou que possuem taxa de penetrância variável, o que faz com que seja possível que outros genes, mesmo recessivos, expressem suas características.
As características de coloração, rugosidade, textura e altura tendem a serem características de dominância incompleta em quase todos os seres vivos.
Venha estudar mais sobre a dominância em:
https://brainly.com.br/tarefa/25516045