• Matéria: História
  • Autor: LUSKaei
  • Perguntado 6 anos atrás

A imagem retrata nazistas marchando sob uma faixa que diz "Tod dem Marxismus" ("morte ao Marxismo"). Além do caráter anticomunista anunciado na faixa, tanto o nazismo alemão como o fascismo italiano também eram antiliberais. Analise a oposição dos fascistas a esses dois modelos de Estado e sociedade explicando o que eles propunham como alternativa.

Anexos:

Respostas

respondido por: Gabrielesperanca80
0

O fascismo como definiu Dimitrov, é a ditadura terrorista do capital financeiro, é a face do capitalismo quando este está assustado, portanto se difere do liberalismo primeiramente pelo grau de radicalização das políticas burguesas, pois embora ambos sejam políticas burguesas, o liberalismo representa um estado de relativa normalidade. Também se difere pela radicalização do nacionalismo, do racismo e da xenofobia, pois se utiliza destes para fortalecer a imagem de um inimigo público a ser combatido, discurso clichê do fascismo. Por último se difere pelo nível de intervenção estatal, pois enquanto o liberalismo prega o estado mínimo, prezando pela liberdade econômica, o fascismo apresenta um Estado corporativo forte, muito útil para o capital financeiro em tempos difíceis.

Já as diferenças com o comunismo são quase todas, são ideologias diametralmente opostas. Enquanto o marxismo defende o poder camponês e operário, o fascismo defende um Estado burguês corporativista. Enquanto o marxismo defende que todos são iguais, o nazi-fascismo defende a superioridade de raças. Enquanto o comunismo é uma teoria revolucionária, que visa o rompimento com o velho e nascimento do novo, o nazismo é uma ideologia reacionária, que busca não só impedir avanços sociais, mas também retroceder a um suposto tempo glorioso anterior, narrativa essa muito característica dessas ideologias. Enquanto o comunismo é internacionalista o fascismo é ultranacionalista. Por último, enquanto o nazi-fascismo defende o fortalecimento do Estado para servir aos interesses burgueses, o marxismo defende o fortalecimento do Estado para atender ao proletariado, visando um avanço até o comunismo, etapa final do socialismo, quando o Estado torna-se desnecessário e deixa naturalmente de existir.

A proposta de alternativa nazi-fascista está explícita e contemplada nas diferenças com o liberalismo e comunismo supracitadas

Perguntas similares