Respostas
Resposta:
Letra c). A resposta é a letra c porque para ter momento dipolar resultante igual a zero, a molécula deve apresentar apenas dois átomos iguais (como no caso do O2, pois apresentam a mesma eletronegatividade) ou a anulação de todos os vetores. Abaixo temos a explicação de cada molécula:
A molécula de água apresenta geometria angular e dois vetores diagonais em direção ao oxigênio, por ele ser mais eletronegativo. Esses vetores diagonais devem ser obrigatoriamente decompostos (de acordo com a regra do paralelogramo), o que faz surgir o vetor resultante na vertical. Como a molécula apresenta apenas um vetor, o vetor momento dipolar resultante não pode ser igual a zero.
Vetores na estrutura da água
A molécula do metano (CH4) apresenta geometria tetraédrica e quatro vetores (sendo dois horizontais e dois verticais) em direção ao carbono, por ele ser mais eletronegativo. Os dois vetores verticais são somados por apresentar mesmo sentido, o que ocorre com os vetores horizontais. Porém, os vetores diagonais anulam os dois verticais por apresentarem direções diferentes. Como a molécula não apresenta vetor, o vetor momento dipolar resultante é igual a zero.
Vetores na estrutura do metano
Vetores na estrutura do metano
A molécula do gás carbônico (CO2) apresenta geometria linear e dois vetores horizontais em direção aos átomos de oxigênio, por ele ser mais eletronegativo. Os dois vetores são anulados por apresentar sentidos diferentes. Como a molécula não apresenta vetor, o vetor momento dipolar resultante é igual a zero.
Vetores na estrutura do gás carbônico
A molécula do triclorometano (CHCl3) apresenta geometria tetraédrica e quatro vetores (sendo dois horizontais e dois verticais), sendo três em direção ao cloro, por ele ser mais eletronegativo que o carbono, e um em direção ao carbono, por ele ser mais eletronegativo que o hidrogênio. Os dois vetores verticais são anulados por apresentar sentidos diferentes, enquanto que os vetores horizontais são somados por apresentarem o mesmo sentido. Como a molécula apresenta apenas um vetor, o vetor momento dipolar resultante não é igual a zero.
Vetores na estrutura do Triclorometano
Vetores na estrutura do Triclorometano
A molécula do tetraclorometano apresenta geometria tetraédrica e quatro vetores (sendo dois horizontais e dois verticais) em direção aos átomos de cloro, por ele ser mais eletronegativo. Os dois vetores verticais são anulados por apresentar sentidos diferentes, o que ocorre com os vetores horizontais. Como a molécula não apresenta vetor, o vetor momento dipolar resultante é igual a zero.