Respostas
As principais características da body art são: Corpo Humano como suporte e experimentação artística; ... Temática livre de preconceito (cultura do corpo, sexualidade, nudez,etc.); Tatuagens, maquiagens, deformações, travestimento, mutilações, escarificações, queimaduras, implantes e ferimentos.
Vivemos hoje numa época de “culto ao corpo” em que as pessoas estão desesperadas para moldá-lo o ao seu “bel prazer”. Para isto, muitos frequentam academias, tomam anabolizantes, fazem de tudo para parecerem mais fortes e saudáveis... Pessoas anoréxicas, bulêmicas, tudo com o intuito de se adaptar aos padrões estéticos que regem a moda.
Nossa sociedade é extremamente visual e cada pessoa, muitas vezes na ilusão de ser única, utiliza-se do visual para realizar este intento. Utilizam para isso roupas, acessórios, maquiagens, penteados...
Quem nunca se pegou em frente ao espelho, combinando a calça com a camiseta? Ou vendo se o corte de cabelo ficou legal? Mas quando estamos falando de todos estes comportamentos, estamos falando da Body Art (arte corporal)?
A Body Art no sentido artístico não se preocupa com a moda. Embora contendo seus elementos, a body art vai além, pois propõe o uso do próprio corpo como suporte artístico. Para isso, muitas vezes são utilizadas modificações corporais conhecidas como body modification (modificação do corpo), que ocorre quando a preocupação visual vai além de agregar acessórios ao corpo que agora passa a sofrer modificações corporais nas suas mais diversas formas, usando desde produtos químicos até intervenções cirúrgicas. (PIRES, 2003. pg. 18-23)