1) A mineração de ouro e diamantes motivou a migração de pessoas de números locais para as zonas mineradoras, e provocou uma série de mudanças ocorridas no Brasil. Entre as mudanças ocorridas destaca-se abaixo com EXCESSÃO DE UMA. Assinale a alternativa que não corresponde as mudanças ocorridas.* Marque apenas uma oval. A) mudanças da capital do Rio de janeiro para Salvador em 1763, porto onde o governo português permitia que se embarcasse o ouro. E expansão dos engenhos de açúcar. B) Ocupação e povoamento de vastas áreas do interior brasileiro;E expansão dos engenhos de açúcar. C) Urbanização e surgimento de várias cidades no crescimento do mercado interno e do tropeirismo(pecuária criação de gado) D) Mudanças da capital de Salvador para o Rio de janeiro em 1763, porto onde o governo português permitia que se embarcasse o ouro. E forte migração para a capitania das Minas Gerais. Outro:
Respostas
Explicação:
Houve muitas mudanças, uma delas foi a criação do estado de Minas Gerais, terra rica em ouro e muito cobiçada, o que levou os mineiros a saírem de suas terras em busca do ouro. E, claro, não foi nada pacífico, houve muitas guerras pelo ouro como A guerra dos Emboabas (1708-1709), nesse episódio os Paulistas se achavam no direito das terras, já que foram eles que descobriram as minas. Depois de muita briga a coroa portuguesa interveio e dividiu as terras entre os dois grupos (paulistas e mineiros).
Também houve uma fiscalização rigorosa da coroa portuguesa nas minas de ouro.
Antes disso no século XVII e XVIII os bandeirantes entravam nas florestas do Brasil em busca de mão-de-obra escrava (índios) e pedras preciosas.
Você pode descobrir mais procurando um bom livro de ensino médio de história do Brasil. Espero ter ajudado. ;D