Como se caracterizavam, a partir da década de 1960, as imagens e os sons produzidos no cotidia- no do cidadão ocidental inserido nos contextos urbanos?
Respostas
Resposta:
Os sons que acompanhavam a vida urbana, dentro e fora de casa, eram os da música pop nacional.
As palavras que dominavam as sociedades de consumo ocidentais não eram mais as dos livros, mas as marcas comerciais de produtos ou do que se podia comprar.
Eram estampadas em camisetas, pregadas em outras peças de roupa como amuletos por meio dos quais o usuário adquiria o mérito espiritual do estilo de vida (geralmente juvenil) que esses nomes simbolizam ou prometiam.
As imagens que se tornaram ícones de tais sociedades eram as das diversões e consumo de massa: estrelas de cinema e produtos enlatados.
De acordo com o texto de Hobsbawm, que acompanha a pergunta, as imagens eram caracterizadas como aquelas que “ensaiavam ou encarnavam o consumo”, sendo um exemplo comum da ideia de cultura de massas.
No período, que conhecemos como Guerra Fria e que foi marcado pelas disputas entre as duas superpotências do período, Estados Unidos e União Soviética, havia a ampla difusão de imagens e sons por meio do cinema e da televisão.
A ideia era que as imagens deveriam servir para estimular a venda de produtos, a expansão das ideias associadas com o sistema vigente naquela sociedade, sendo muito comum a prática da propaganda.
2.Para os Grupos Juvenis.
3.Reproduzindo com Exatidão e Insensibilidade,os Badulaques Visuais do Comercialismo Americano Como Latas de Sopa,Bandeira,Garrafas de Coca-Cola,Marylin Monroe.