É curiosíssimo constatar que, em grande número das nossas danças dramáticas, ocorre morte
e ressurreição da entidade principal do bailado. No bumba-meu-boi isso acontece. Trata-se de
uma noção mística primitiva, encontrável nos ritos do culto vegetal e animal das estações do
ano, e que culmina sublimemente espiritualizado na morte e ressurreição do Deus dos cristãos.
A importância do boi na vida brasileira, do chefe no organismo tribal, da mourama na conquista
de terras, deu ao boi, ao chefe, ao mouro, um valor místico, um valor religioso, esotérico às
vezes, e sempre simbólico, que foi o convite à criação das danças dramáticas. Mário de
Andrade. Danças dramáticas do Brasil. Belo Horizonte: Itatiaia, 1982, p. 25-6 (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência inicial, assinale a opção correta a respeito das danças
brasileiras.
(A )O tema das danças dramáticas brasileiras é de origem profana.
(B) As danças indígenas no Brasil são coletivas e guerreiras, excluindo a individualidade ou a
participação de pequenos grupos.
( C ) As danças dramáticas sempre têm uma narrativa sem personagens definidos.
(D) As danças, em muitos casos, têm sua origem inspirada no quotidiano das atividades diárias
do homem.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
letra A
Explicação:
por que as vezes as maioria das pessoas fazem festa dramatica
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