• Matéria: História
  • Autor: RedAnonimo
  • Perguntado 6 anos atrás

produzir um texto descritivo com 3 ou 4 parágrafos sobre o papel do senado na Roma Antiga (monarquia e república)

Respostas

respondido por: mdalila660pd3vlm
7

Resposta:

O senado romano foi uma forma de organizar e dirigir a sociedade, presente tanto na monarquia, como na república e no império romano, embora com mais poderes e destaques durante o período republicano. Configurava-se como uma assembleia política. Durante a monarquia, era formada somente por patrícios e tinha como principal função após a morte de um monarca, escolher um novo rei.  

Durante a Monarquia Romana quando foi formado o Senado, a sua função era de debater os assuntos públicos que interessavam aos habitantes da cidade. Apesar do rei no período monárquico acumular as funções executivas, judiciais e religiosas, era o Senado que impunha limites ao poder do rei, podendo vetar ou aprovar as leis apresentadas. O Senado Romano era formado por cerca de 300 pessoas, representando as mais ricas famílias de Roma, os patrícios.

Durante a república o senado ganhou mais destaque em Roma. O cargo no senado era vitalício e era destinado ao controle da sociedade e à formulação de leis. Neste período a sociedade romana era dividida entre patrícios, os nobres proprietários de grandes terras, os clientes, servidores com certa proteção por parte dos nobres, e os plebeus, composta por toda a população restante. Os plebeus eram homens livres que trabalhavam com o artesanato e a agricultura, mas que não tinham poderes políticos, assim somente os patrícios ocupavam os cargos no senado, o que ocasionava injustiças sociais. Os plebeus lutaram pela conquista dos seus poderes políticos e conquistaram direitos, como a abolição da escravidão por dívidas, o casamento entre nobres e plebeus, e a criação do Tribuno da Plebe, um magistrado próprio para a defesa dos plebeus.

As magistraturas eram responsáveis pela organização da vida social: os cônsules detinham o poder civil e militar, os questores ficavam responsáveis pelas finanças, os edis pela estrutura urbana, os pretores pela justiça. O poder do senado estava justamente na influência sobre a escolha destes cargos, que eram os mais importantes da república romana. Assim, o poder do senado estava em influenciar nas escolhas dos cargos que regiam tanto o mundo político, como a vida religiosa.


mdalila660pd3vlm: Espero ter ajudado
Perguntas similares