Ana é profissional de Educação Física e trabalha em um centro de treinamento de atletismo. Em suas aulas, Ana ensina diferentes modalidades do esporte, como a corrida, o arremesso de peso, lançamento de disco, salto em altura, salto em distância, entre outros. Baraldi, E. C. C.; Oliveira, H. C. Esportes individuais: atletismo. Maringá: UniCesumar, 2019. Considerando a situação hipotética apresentada e de acordo com o material didático da disciplina, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I - Para o planejamento de suas aulas, Ana deve levar em consideração não apenas a idade dos seus alunos, mas também quais as condições motoras de cada um e como o ambiente em que esses alunos estão inseridos possui influência sobre seus movimentos. PORQUE II - Para que os alunos obtenham uma melhor performance no atletismo, deve-se iniciar as atividades com os movimentos especializados e após o amadurecimento desses movimentos, deve-se treinar os movimentos fundamentais. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Respostas
Resposta:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Explicação:
II - Se trabalha primeiro os movimentos fundamentais, e depois o especifico.
Resposta: A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Explicação: Livro Esportes Individuais: Atletismo (pagina 22)
Segundo David Gallahue e John C. Ozmuz (2005), o ser humano, durante a sua vida, apresenta algumas fases de desenvolvimento e, em relação ao movimento, ele passa por estágios, ambos sendo influenciados por aspectos bio-psico-sociais, ou seja, o desenvolvimento de habilidades motoras depende e é também determinado pelo ambiente externo (oferecendo estímulos e oportunidades para a prática, incentivando, assim, a permanência) e interno (existem influências herdadas geneticamente nos indivíduos).
Dentro desta concepção de construção do movimento humano, fica evidente que a intervenção de um profissional capacitado para atuar com diferentes idades torna-se imprescindível para que aconteça a transição progressiva de uma fase para a outra.
Uma progressão bem-sucedida por meio de transição, aplicação e estágio de aplicação ao longo da vida em uma tarefa de movimento particular depende de níveis maduros de realização na fase de movimento fundamental. Um indivíduo raramente obterá sucesso em softball caso as suas habilidades de bater, de arremessar e apanhar ou de correr não atingirem níveis maduros. Há a suposição de uma barreira de proficiência entre a fase de movimento fundamental e a fase de movimento especializado do desenvolvimento. A transição de uma fase a outra depende da aplicação de padrões maduros de movimento a uma grande variedade de habilidades ligadas a este. Caso os padrões não sejam maduros, a habilidade será prejudicada (GALLAHUE; OZMUZ, 2005)