Além de informar detalhadamente sobre os atos do presidente da República e as realizações do Estado, [a] ‘Hora do Brasil’ incluía uma programação cultural que pretendia incentivar o gosto pela ‘boa música’ através da audição de autores considerados célebres.” Hora do Brasil. Centro de Pesquisa de Documentação de História Contemporânea do Brasil da Faculdade Getúlio Vargas (CPDOC – FGV). Neste contexto, a “boa música” pode ser considerada também a: A) importada dos Estados Unidos. B) produzida nas principais capitais do país. C) produzida por alas do exército brasileiro. D) que propagandeava os ideais comunistas. E) que não pregava críticas diretas ao Estado Novo ou à figura de Vargas.
Respostas
Resposta: letra E
Explicação:
pois na época de governo do Getúlio Vargas tinha censura das letras de samba e marchinhas de carnaval. Além de que a valorização da cultura brasileira era muito manipulada pelo governo.
É correta a alternativa E, já que no Estado Novo houve a instituição de um sistema político ditatorial que, dentre outras coisas, se caracterizava pela censura também nas obras de arte.
A "boa música" para Vargas era aquela que fosse, ao mesmo tempo, ligada aos maiores expoentes da música culta brasileira, e que não fosse de modo algum crítica de seu governo.
Para garantir que apenas músicas consideradas "positivas" para a sociedade circulassem, Vargas instituiu o DIP, o Departamento de Imprensa e Propaganda, que tinha como uma de suas missões verificar e, se necessário, "sugerir alteração" nas letras das músicas que circulavam.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/1485816