Respostas
Resposta:
1. Evite o estresse excessivo
A vida agitada e compromissada que muitas pessoas levam acabando gerando um estresse excessivo. O problema é que isso pode agravar a saúde e gerar inúmeras consequências negativas para o bem-estar físico e psicológico, como o surgimento de dores musculares e a famosa insônia.
Nesses momentos, é preciso reservar um momento para si, respirar fundo e entender o que pode ser melhorado para que o estresse não tome conta. Sempre que se sentir atribulado e pressionado com as demandas da rotina, busque por atividades calmas e revigorantes. Passar um tempo com a família ou fazer uma pequena caminhada em um parque são boas pedidas.
2. Durma bem

Dormir bem é vital para que o corpo consiga descansar e ter energia suficiente para enfrentar mais um dia. Além disso, uma noite de sono bem dormida contribui para a regeneração das células e do organismo como um todo, promovendo mais saúde mental e combatendo diversos tipos de doenças.
Evite utilizar eletrônicos antes de dormir e tenha uma rotina tranquila pela noite. Lembre-se de que, no outro dia, você terá mais clareza e energia para aproveitar o dia e cumprir com as tarefas.
3. Alimente-se com qualidade
Um dos passos mais fundamentais para ter uma vida mais saudável é contar com uma alimentação equilibrada, fresca e rica em nutrientes. O ideal, também, é evitar comer muito e sobrecarregar o seu sistema digestório, pois isso influencia diretamente o nível de energia do corpo.
Procure por um profissional especializado e avalie qual é o melhor tipo de dieta para o seu caso e rotina. A recomendação é variar nos alimentos, mas sempre priorizando a qualidade nutricional. As refeições devem ser balanceadas, contendo propriedades e vitaminas benéficas, que auxiliem no bom funcionamento do organismo.
4. Pratique atividades físicas
As práticas físicas são essenciais para se alcançar um patamar saudável. O sedentarismo, por outro lado, favorece o aparecimento de doenças cardiovasculares, além de diabetes, obesidade, depressão e ansiedade.
Habitue-se a caminhar todos os dias, mesmo que por poucos minutos, ou experimente visitar mais vezes a academia do condomínio. Os esportes em grupo também são excelentes opções e melhoram a socialização. O importante é mexer o corpo e fortalecer o organismo — fatores imprescindíveis para alcançar qualidade de vida e bem-estar.
5. Separe um tempo para você
Para além da saúde física, é fundamental cuidar também da saúde mental. A meditação é uma ferramenta bastante útil e benéfica para observar o fluxo de pensamentos e aprender a lidar com a agitação do meio externo. Você pode começar aos poucos, com 10 a 15 minutos diários. Atualmente, já existem até mesmo aplicativos de celulares com meditações guiadas.
Outra alternativa é fazer coisas prazerosas e que possibilitem o relaxamento. Cozinhar, ouvir músicas e passar tempo com os filhos podem ser suficientes para que se sentir melhor e com mais disposição.