Respostas
Resposta:
A Conjuração Baiana foi um movimento de adesão popular que, como o nome já entrega, aconteceu na Bahia, em 1978, unindo desde escravos até pessoas da elite que se sentiam exploradas, sem liberdade comercial e com zero importância para a Coroa Portuguesa.
É interessante pontuar que essa rebelião nunca chegou a ter qualquer embate real com o governo português, pois ela foi reprimida ainda no início. No entanto, foi o suficiente para agitar toda a população local, além de ser crucial para promover o debate sobre vários temas.
Por exemplo, os problemas sociais e econômicos que assolavam a região, a abolição da escravidão, os porquês de o Brasil ainda ser uma colônia enquanto outras nações se rebelavam contra os respectivos colonizadores e a influência e a intromissão massiva de Portugal no comércio local.
Explicação:
Resposta:
A conjuração baiana foi um movimento de caráter emancipacionista que ocorreu no final do século XVIII na Bahia. Foi um movimento popular que visava defender a igualdade racial e a independência. Alguns outros objetivos era um governo republicano e democrático, livre comércio e abertura dos portos.