1) O que significa hereditariedade ou características hereditárias?
2) Dê exemplos de características hereditárias que se manifestam nos seres humanos?
3) O que diferencia as células haploides das células diploides?
4) O que são cromossomos? Em qual local da célula eles são encontrados?
5) O que são cromossomos homólogos?
6) Quantos cromossomos são encontrados nas células haploides e células diploides na espécie humana?
7) O que são genes?
8) O que são genes alelos? Qual a função deles?
9) Diferencie genes dominantes de genes recessivos?.
10) Diferencie genótipo de fenótipo.
11) O que diferencia um indivíduo homozigoto de um indivíduo heterozigoto?
por favor me ajudem pls
Respostas
Resposta:
1. A hereditariedade é a transmissão de características de pais para filhos. Essas informações genéticas e fenotípicas transmitidas são chamadas de hereditárias. Denominamos de hereditariedade o fenômeno em que os genes e as características dos pais são transmitidas aos seus descendentes.
2. As características hereditárias são transmitidas de pais para filhos. Você aprenderá que metade das informações genéticas de cada ser vem da mãe e a outra metade vem do pai, formando, assim, o genótipo desse novo ser. ... Além disso, saberá que o fenótipo é a soma das ações do genótipo e do ambiente.
3.A principal diferença entre elas se deve ao número de cromossomos que cada célula é composta. As células diploides possuem dois cromossomos (2n), já as células haploides apresentam um cromossomo (1n). O gameta masculino (espermatozoide) é um exemplo de célula haploide.
4.Podem ser vistos no microscópio em células metafásicas. Os cromossomos são longos fios de DNA associados a proteínas histonas em um arranjo complexo que pode ser visto no microscópio ótico em células na fase de metáfase da divisão celular. Essas estruturas ficam localizadas no núcleo e variam de uma espécie para outra.
5.Cromossomos homólogos ou cromossomas homólogos são cromossomas pareados entre si, semelhantes e que juntos formam um par. Os cromossomas nesse par são também designados por bivalentes, quando estão emparelhados durante a meiose. Esses pares só existem nas células somáticas das espécies diploides.
6.Na espécie humana, por exemplo, observam-se 46 cromossomos, dos quais 23 são adquiridos do pai e 23 são transmitidos pela mãe, ou seja, possuímos 23 pares de cromossomos. Nossas células somáticas são chamadas de diploides, e nossas células reprodutivas são chamadas de haploides.
7.O gene é um segmento de uma molécula de DNA (ácido desoxirribonucleico), responsável pelas características herdadas geneticamente. Cada gene é composto por uma sequência específica de DNA que contém um código (instruções) para produzir uma proteína que desempenha uma função específica no corpo.
8.Os alelos são genes que se encontram na mesma posição, em cromossomos homólogos, e que são responsáveis por determinar uma mesma característica. Por exemplo, em determinado par de cromossomos homólogos humanos está o par de genes alelos responsável pela cor do olho.
9.Dominante: O gene dominante é aquele que determina uma característica, mesmo quando em dose simples nos genótipo, como é o caso dos heterozigotos. Recessivo: é o gene que só se expressa quando em dose dupla, pois na presença de um dominante, ele se torna inativo, como é o caso dos heterozigotos.
10.Genótipo é o conjunto formado pelos genes de um indivíduo que não são modificados naturalmente. O fenótipo refere-se às características visíveis que podem ser modificadas
11.O indivíduo que apresenta essa característica é chamado de homozigoto. Assim sendo, podemos diferenciar um indivíduo heterozigoto de um homozigoto analisando seus alelos. Se os alelos nos cromossomos homólogos são iguais, dizemos que se trata de um homozigoto. Se os alelos forem diferentes, o indivíduo é heterozigoto.
Explicação:
espero ter ajudado
Resposta:
1) hereditariedade é a transmissão de características de pais para filhos. Essas informações genéticas e fenotípicas transmitidas são chamadas de hereditárias. Denominamos de hereditariedade o fenômeno em que os genes e as características dos pais são transmitidas aos seus descendentes.
2)Coloração dos olhos, coloração da pele, coloração de fios capilares, formato capilar, DNA, doenças, aspectos da forma do corpo, do funcionamento dos órgãos são exemplos de características hereditárias.
3) Sua maior diferença está relacionada ao número de cromossomos que cada célula contém: Enquanto as células diploides contém dois cromossomos (2n), as células haploides contém um cromossomo (1n).
4) Os cromossomos são longas sequências de DNA que contêm diversos genes e outras sequências de nucleotídeos. Em organismos eucariontes, os cromossomos são estruturas lineares de DNA dupla fita, altamente enovelado, normalmente encontradas no núcleo das células, podendo também estar associadas com proteínas e RNA.
5) Cromossomos homólogos são os pares de cromossomos herdados do pai e da mãe que possuem informações genéticas semelhantes, assim como comprimento, estrutura, quantidade, localização de genes e centrômeros também similares.
6) Na espécie humana, por exemplo, observam-se 46 cromossomos, dos quais 23 são adquiridos do pai e 23 são transmitidos pela mãe, ou seja, possuímos 23 pares de cromossomos. Nossas células somáticas são chamadas de diploides, e nossas células reprodutivas são chamadas de haploides.
7) O gene é um segmento de uma molécula de DNA (ácido desoxirribonucleico), responsável pelas características herdadas geneticamente.
8) Os alelos são genes que se encontram na mesma posição, em cromossomos homólogos, e que são responsáveis por determinar uma mesma característica. Por exemplo, em determinado par de cromossomos homólogos humanos está o par de genes alelos responsável pela cor do olho.
9)Eles são classificados em: Genes Alelos Recessivos: representados por letras minúsculas (aa, bb, vv) donde os fenótipos são expressos somente em homozigose. Genes Alelos Dominantes: representados por letras maiúsculas (AA, BB, VV) e expressos fenotipicamente em heterozigose.
10) Genótipo é o conjunto formado pelos genes de um indivíduo que não são modificados naturalmente. O fenótipo refere-se às características visíveis que podem ser modificadas.
11) O indivíduo que apresenta essa característica é chamado de homozigoto. Assim sendo, podemos diferenciar um indivíduo heterozigoto de um homozigoto analisando seus alelos. Se os alelos nos cromossomos homólogos são iguais, dizemos que se trata de um homozigoto. Se os alelos forem diferentes, o indivíduo é heterozigoto.