Considerando as características dos átomos, bem como os conceitos de distribuição eletrônica, ligações químicas, solubilidade e funções inorgânicas, avalie como falso ou verdadeiro as seguintes afirmativas. Justifique sua resposta para todas as afirmativas. I – Ao realizar a distribuição eletrônica do átomo de sódio (Na) no estado fundamental é possível verificar que ele contém apenas 1 elétron na camada de valência. II – Por meio da distribuição eletrônica de um cátion de cloro (Cl+1), verifica-se que há 7 elétrons na camada de valência. III – É possível combinar os elementos Na e Cl formando o composto cloreto de sódio (NaCl), formado por ligação covalente entre os íons Na+ e Cl-. No contexto das funções inorgânicas, o NaCl é um sal. IV - Ao trabalhar com sais, frequentemente devemos estar atentos à sua solubilidade, a qual pode variar consideravelmente com a temperatura. Considerando a curva de solubilidade (para um sal hipotético) a seguir, podemos obter uma solução supersaturada adicionando 200 g de soluto a 100 ml de solvente a temperatura ambiente, aquecendo a solução até aproximadamente 90°C e, por fim, resfriando lentamente a solução em repouso até a temperatura inicial. V - Devido ao grande número de compostos inorgânicos, é conveniente dividi-los em quatro grupos: ácidos, bases, sais e óxidos. No contexto das funções inorgânicas de Arrhenius, todos os seguintes compostos são óxidos: H¬2O2, Na2O, ZnO.
Respostas
Resposta:
I – Ao realizar a distribuição eletrônica do átomo de sódio (Na) no estado fundamental é possível verificar que ele contém apenas 1 elétron na camada de valência.
Verdadeira. ₁₁Na: 1s² 2s² 2p⁶ 3s¹
II – Por meio da distribuição eletrônica de um cátion de cloro (Cl+1), verifica-se que há 7 elétrons na camada de valência.
Verdadeira. ₁₇Cℓ: 1s² 2s² 2p⁶ 3s² 3p⁵
III – É possível combinar os elementos Na e Cl formando o composto cloreto de sódio (NaCl), formado por ligação covalente entre os íons Na+ e Cl-.
Falsa. A ligação é iônica;
No contexto das funções inorgânicas, o NaCl é um sal.
Verdadeira
IV - Ao trabalhar com sais, frequentemente devemos estar atentos à sua solubilidade, a qual pode variar consideravelmente com a temperatura. Considerando a curva de solubilidade (para um sal hipotético) a seguir, podemos obter uma solução supersaturada adicionando 200 g de soluto a 100 ml de solvente a temperatura ambiente, aquecendo a solução até aproximadamente 90°C e, por fim, resfriando lentamente a solução em repouso até a temperatura inicial.
???
V - Devido ao grande número de compostos inorgânicos, é conveniente dividi-los em quatro grupos: ácidos, bases, sais e óxidos. No contexto das funções inorgânicas de Arrhenius, todos os seguintes compostos são óxidos: H₂O₂, Na₂O, ZnO.
Falsa. A função óxido não se baseia na Teoria de Arrhenius (Teoria da Dissociação Iônica).
Obs:
Óxidos são compostos binários em que um dos elementos é o oxigênio
H¬2O2 é um peróxido de hidrogênio, Na2O oxido de sódio e znO é oxido de zinco, um óxido anfótero.
As afirmações são V-F-F-V-F.
Vamos avaliar as afirmações, como segue:
I. VERDADEIRO: Ao realizarmos a distribuição eletrônica do sódio (Z = 11), obtemos 1s² 2s² 2p⁶ 3s¹, mostrando que ele possui 1 elétron na última camada;
II. FALSO: Ao realizarmos a distribuição eletrônica do cloro (Z = 17), obtemos 1s² 2s² 2p⁶ 3s² 3p⁵, mostrando que no estado fundamental ele possui 7 elétrons na ultima camada. Quando ele se torna um cátion, ele perde um elétron, assim, passa a ter 6 elétrons na camada de valência;
III. FALSO: Devido a distribuição eletrônica, o cloro e o sódio tendem a ganhar e perder um elétron, respectivamente. Assim, eles se ligam através de uma reação iônica, formando um sal;
IV. VERDADEIRO: Uma solução supersaturada é aquela que possui mais soluto dissolvido do que o comum para aquela temperatura e volume de solvente. Assim, ao adicionarmos um excesso de sal e aquecermos a solução conseguimos dissolve-lo e com o resfriamento lento obter uma solução supersaturada;
V. FALSO: Um óxido é um composto formado apenas por dois elementos sendo o oxigênio um deles. Os compostos descritos são óxidos, porém sua classificação não se baseia na teoria de Arrhenius, usada para classificar ácidos e bases.
Para saber mais:
https://brainly.com.br/tarefa/21272151
Espero ter ajudado!