• Matéria: História
  • Autor: redfonegamer
  • Perguntado 6 anos atrás

(Mack-SP/2004) – A “Marcha da Família com Deus pela Liberdade”, em março de 1964, na cidade de São Paulo, foi: *
(a) uma demonstração de forças conservadoras de direita contra o que chamavam de esquerdismo e comunismo do governo João Goulart.
(b) uma manifestação de apoio das famílias de trabalhadores brasileiros ao governo do presidente Goulart.
(c) uma resposta das massas populares, apoiando as Reformas de Base, após o Comício na Central do Brasil (RJ/março de 1964).
(d) uma demonstração de repúdio das classes trabalhadoras a uma possível intervenção militar, com apoio norte-americano, ao governo de Goulart.
(e) uma manifestação, de setores conservadores da sociedade brasileira, de revolta contra a tentativa de se derrubar o governo constitucional.

Respostas

respondido por: annacarolinepk
457

Resposta:

(A)

Explicação:

A Marcha da Família com Deus e Liberdade representou para os militares um enorme apoio civil e também funcionou como motivação para a consumação do Golpe de 1964. Nela compareceram majoritariamente civis pertencentes das classes econômicas média e alta que defendiam a "restauração" da moral e do bom costume, que para eles estava em risco com o país sendo presidido por Jango. Entre as abordagens populares dessa manifestação podemos destacar a "vermelho só o do batom" numa oposição a cor vermelha atrelada ao comunismo, por mais que o presidente nunca tenha sido comunista.


luhvianasouza: ta certo?
leonildateixeira15: responda certa e a C
milanezevellyn42: É a (A) ou a (C) ?
respondido por: EduardoPLopes
651

É correta a alternativa A, já que as Marchas, que serviram de pretexto ideológico para o início da Ditadura Militar, que começou em Abril daquele mesmo ano, eram fortemente críticas das ideias de João Goulart.

Criticavam medidas como a reforma agrária e a expansão dos direitos trabalhistas, com aumento de salários e maior controle sobre o capital financeiro, como "perigosas" para a estabilidade do Brasil. Acabaram acelerando o fim do governo de João Goulart, que na época já passava por uma crise que havia começado mesmo no momento em que João Goulart tomou posse.

Perguntas similares