O planejamento empresarial é um processo de análise tanto para questões estratégicas, táticas, como operativas. Como um todo, o planejamento possui uma série de objetivos e de vantagens, mas para conseguir ter um planejamento eficiente, ele deve cumprir cinco fases. A primeira destas é o diagnóstico estratégico. Levando em consideração a primeira fase, explique em que consiste o diagnóstico estratégico, tanto da análise externa como da análise dos concorrentes. Além disso, explique por que devemos separar a análise externa e a análise dos concorrentes.
Respostas
Resposta:
A análise externa é um dos primeiros passos a serem analisados, visto que, nessa etapa, podemos observar asoportunidades e as ameaças do que acontece fora da empresa, isto é: o mercado, a concorrência, a conjunturaeconômica e financeira, a inovação tecnológica etc. Na questão da análise dos concorrentes, a empresa deve observar especificamente as vantagens competitivas e aprodutividade da concorrência. Mesmo sendo parte da análise externa, as empresas devem fazer um estudo à parte ediferenciado dos concorrentes, visto a importância desta para determinar a competitividade e a produtividade relativada empresa
Explicação:
O diagnóstico estratégico consiste em analisar o ambiente interno e externo da empresa. Busca evidenciar quais são os fatores que poderão impactar o negócio de forma favorável ou desfavorável para que sejam definidas as estratégias adequadas, por isso analisa as forças e fraquezas ( fatores internos ) e Ameaças e Oportunidades( fatores externos).
Devemos separar a análise externa da análise dos concorrentes pois ao analisarmos a concorrência temos que estar atentos às suas estratégias de mercado (produto, preço, estratégias de marketing, perfil de clientes, nicho de mercado, etc) , para que assim possamos competir de forma adequada, ou estaremos fadados ao fracasso.
Já a análise externa teremos que levar em conta a economia ( se está favorável para o que pretendemos oferecer/vender), a política ( pois poderemos encontrar barreiras fiscais, o país pode estar passando por uma crise política e isso desvalorizar nosso investimento, queda ou alta do dólar, entrada de novos mercados/produtos, inovação tecnológica, entre outros pontos a se levar em consideração.
Como estratégia para esta análise podemos utilizar a análise SWOT que nada mais é que detalhar forças e fraquezas, ameaças e oportunidades, por isso essas iniciais em inglês (SWOT).
Como fatores internos temos forças e fraquezas. Por exemplo: podemos ter como força a marca já conhecida no mercado, a qualidade do produto que fabricamos, o ponto num local de grande movimento, entre outros.
Já como fraqueza podemos ter produtos que são sazonais (tipo biquínis/sungas que só vendem bem no verão), produção muito limitada por algum motivo operacional, aluguel do espaço muito caro, etc.
Como fatores externos podemos considerar a política, a economia, a concorrência, entrada de novos produtos, entre outros.
Já como ameaças podemos considerar a concorrência acirrada, a economia oscilando, avanço tecnológico, tornando nosso produto obsoleto (no caso de trabalharmos com aparelhos tecnológicos), dependência do turismo (tipo pousadas , hotéis, entre outros)
e Como oportunidade podemos considerar o mesmo citado nas ameaças (avanço tecnológico, economia melhorando); o que pra uns pode ser uma ameaça , pra outros pode ser uma oportunidade, pois há a possibilidade de inovação, abertura de novos empreendimentos, entrada de novos produtos.
Saiba mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/15284177