Respostas
Relegado por décadas aos livros de História, o termo “fascista” passou a ser invocado com mais frequência nos últimos tempos como sinônimo de algo ou alguém que achamos autoritário, violento e desagregador.
Uma vez no poder, o líder fascista vai eliminar a democracia, perseguir opositores e usar a violência para impor sua vontade. O papel do povo é atender suas ordens e a do líder, governar sem contestação.
Esmiuçar as características do movimento autoritário surgido no início do século 20 que forjou Benito Mussolini, na Itália, e Adolf Hitler, com sua versão alemã, o nazismo.
Demarcar as diferenças, que são claras, do fascismo em relação a outros movimentos políticos antidemocráticos recentes, como o populismo.
Os questionamentos dos estudantes e a polarização da campanha presidencial de 2016, marcada pelas posições xenófobas e racistas do candidato republicano Donald Trump, trouxeram a expressão “fascismo” de volta ao vocabulário dos americanos a ponto de ser a segunda palavra em inglês mais pesquisada do dicionário online Webster naquele ano.