Dados os conjuntos A = [ 1 , 3 [ e ] 2, 9] , os conjuntos (A U B) e ( A - B) são, respectivamente: * 2 pontos [ 1 , 2 [ e ] 1 , 9 ] ] 1 , 9 ] e ] 1 , 2 ] [ 1 , 9 ] e [ 1 , 2 ] [ 2 , 9 [ e ] 2 , 9 [
[ 1 , 2 [ e ] 1 , 9 ]
] 1 , 9 ] e ] 1 , 2 ]
[ 1 , 9 ] e [ 1 , 2 ]
[ 2 , 9 [ e ] 2 , 9 [
Respostas
Resposta:
( A U B ) = [ 1, 9 ]
( A - B ) = [ 1, 2 ]
Explicação passo-a-passo:
São intervalos.
definição de intervalo na matemática: É a forma reduzia de representar um conjunto de números, que se dispõem de maneira sucessiva de acordo com a reta numérica. É forçoso dizer que deve estar indicado, a qual conjunto numérico o intervalo vai estar contido:
Exemplos:
Ex. 1 ;
Os números { 1, 2, 3, 4, 5 }, poder ser representado de maneira sintética através do intervalo [ 1, 5 ]. E, como o intervalo só reside números inteiro é adequado colocar, dessa forma:
[ 1, 5 ] ∈ IN
∈ = pertence ao
IN = conjunto dos números naturais.
Ex. 2;
IR = conjunto dos números reais
] 1, 9 ] ∈ IR
Observe a posição desse símbolo ], que significa que não contém o numero 1. Porém, todos os demais números do 1,1 até o 9 estão contido no intervalo.
Se fossemos colocar todos os números contido nesse intervalo, iriamos ficar eternamente fazendo isso, pois existem muitos e muitos e muitos números não inteiros ate chegar no 9.
Definições básicas:
- Os símbolos [ e o ], significa que o numero subsequente a ele esta contido no intervalo:
Exemplo;
[ 1, 4 ] = Isso quer dizer, que o 1 e o 4 esta presente no intervalo.
- Os símbolos ] e o [, significa que o numero subsequente não esta contido no intervalo:
Exemplo;
] 1, 4 [ = Isso quer dizer, que o 1 e o 4 não esta contido no intervalo. Contudo, isso não impede de os números abaixo de 1, como 1,1 e 1,2 estarem incluídos, isso vai depender do conjunto que atribuirmos a ele.
Existem mais conceitos que devem ser esclarecidos nessa matéria, entretanto , vou encerrar aqui mesmo.