Podemos descrever a sociedade colonial espanhola da seguinte forma:
a) predominava a mão de obra escrava de origem africana; elite composta apenas por população branca de origem europeia, que monopolizava o poder político e o econômico.
b) maioria da população branca, de origem europeia, que dividia o poder político e econômico com uma minoria indígena. Ambos os grupos exploravam o trabalho escravo africano.
c) havia uma minoria de brancos nascidos na América que explorava o trabalho escravo de origem africana. A maioria da população era indígena e era ela que monopolizava o poder político e econômico.
d) havia uma elite branca, minoritária, que partilhava o poder econômico. Porém, o poder político era controlado apenas pelos nascidos na Espanha; nas camadas populares, a maioria era indígena.
e) o poder político era controlado pela maioria de origem indígena e africana. Havia uma elite branca de origem europeia, que era minoritária e que controlava apenas o poder econômico.
Respostas
Resposta:
Explicação:
Cadê a resposta por favor!
Resposta:
D)
Explicação:
1:Com o crescimento das riquezas, como o ouro e prata descobertos, a Coroa espanhola foi diminuindo o poder desses primeiros administradores e passou ela própria a administrar.
Dessa forma, passou a monopolizar o comércio e criou órgãos para elaborar leis e controlar as colônias.
2:Assim podemos dividir a sociedade entre brancos (dominadores) e não-brancos (dominados ).
Mesmo entre a população branca havia divisões, como :
Chapetones - colonos brancos nascidos na Espanha, eram privilegiados.
Criollos - brancos nascidos na América e descendentes dos espanhóis. Eram ricos, proprietários de terras mas, não tinham os mesmos privilégios dos Chapetones
3:Em alguns lugares, como Cuba, Haiti, Jamaica e outras ilhas do Caribe, houve exploração do trabalho escravo negro. Porém, de modo geral o sistema de produção na América Espanhola se baseou na exploração do trabalho indígena.
Os indígenas eram arrancados de suas comunidades e forçados ao trabalho temporário nas minas, pelo qual recebiam um salário miserável. Como eram mal alimentados e tratados com violência, a maioria dos indígenas morria muito rápido.