Há fazendeiros que, para realizar derrubadas de matas nativas para formação de pastos, produzir carvão para a indústria siderúrgica, preparar o solo para plantio de sementes, entre outras atividades agropecuárias, contratam mão de obra utilizando os contratadores de empreitada, os chamados “gatos”. Eles aliciam os trabalhadores, servindo de fachada para que os fazendeiros não sejam responsabilizados pelo crime. Esses “gatos” recrutam pessoas em regiões distantes do local da prestação de serviços ou em pensões localizadas nas cidades próximas. Na primeira abordagem, mostram-se agradáveis, portadores de boas oportunidades de trabalho. Oferecem serviço em fazendas, com garantia de salário, de alojamento e comida. Para seduzir o trabalhador, oferecem “adiantamentos” para a família e garantia de transporte gratuito até o local do trabalho. [...] Ao chegarem ao local do serviço, os trabalhadores são surpreendidos com situações completamente diferentes das prometidas. Para começar, o “gato” lhes informa que já estão devendo. [...] Disponível em: . Acesso em: 10 dez. 2013. Fragmento. Esse texto descreve uma forma de aquisição de mão de obra característica da escravidão
A.antiga.
B.colonial.
C.contemporânea.
D.imperial.
E.medieval.
Respostas
respondido por:
24
Resposta:
A mão de obra característica da escravidão descrita no texto é a contemporânea. Letra C.
Para a realização de derrubadas e matas nativas alguns fazendeiros visando a formação de pastos, produção de carvão para a indústria siderúrgica, preparação do solo para plantio de sementes, realizavam a contratação de mão de obra dos chamados “gatos”.
Em que para que ocorresse a contratação desses funcionários, os fazendeiros tentavam seduzir os mesmos, e eram surpreendidos com condições totalmente diferentes da real.
Bons estudos!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
B.colonial.
C.contemporânea.
D.imperial.
E.medieval.