• Matéria: História
  • Autor: heartlzss
  • Perguntado 6 anos atrás

O principal produto de exportação no Brasil durante o Segundo Reinado foi o café. A expansão do consumo do café está diretamente relacionada à urbanização industrial na Europa e ao crescimento populacional dos Estados Unidos, o que propiciou um aumento no consumo desse produto e o investimento nas lavouras cafeeiras. Assinale a alternativa que aborda as principais consequências da implantação dessa cultura aqui no Brasil:

A) a dinamização do acesso ao trabalho.
B) o lucro que o café proporcionou, alterou profundamente a desigualdade social brasileira, reduzindo a distância entre os mais ricos e os mais pobres.
C) ao longo do século XIX e início do XX, o lucro da produção do café foi reinvestido em fábricas nos centros urbanos, como São Paulo.
D) o lucro com o comércio do café incentivou a monocultura cafeeira em todo o território nacional.​

Respostas

respondido por: ketyllen88
1

Resposta:

A cultura do café constituiu, no período da República Velha, sobretudo na fase conhecida como “república dos oligarcas” (1894-1930), o principal motor da economia brasileira. Esse produto liderava a exportação na época, seguido da borracha, do açúcar e outros insumos. O estado de São Paulo capitaneava a produção de café neste período e também determinava as diretrizes do cenário político da época. Da economia cafeeira, resultam três processos que se complementam: a imigração intensiva de estrangeiros para o Brasil, a urbanização e a industrialização.

Perguntas similares