Respostas
Resposta:Essa é questão que, assim como a origem do homem, ainda está longe de ser respondida de forma definitiva. Os esforços nesse sentido alcançaram progresso, pois primitivas hipóteses vêm sendo substituídas por hipóteses cada vez mais consistentes e apoiadas por dados empíricos.
Mais adiante abordaremos como os que aqui chegaram responderam a origem do índio brasileiro e logo a seguir vamos enumerar algumas hipóteses ultrapassadas as quais não terão outro objetivo a não ser ilustrar o desenvolvimento dessas respostas.
É evidente que o desenvolvimento sofrido por essas respostas foram e continuarão sendo provenientes do trabalho daqueles voltados a respondê-la, bem como, de um modo mais geral da evolução do pensar humano e o consequente desenvolvimento da ciência e da tecnologia.
Os profissionais envolvidos a responder a origem dos povos são o Antropólogo Físico; o Arqueólogo; e o Etnólogo cujos trabalhos interagem. Além disso, esses profissionais têm seus trabalhos complementados por atividades específicas de paleontólogos, geneticistas, geógrafos e linguistas.
O desenvolvimento dessas respostas com o passar dos tempos deixa claro que descobertas significativas nas áreas envolvidas podem gerar novas argumentações, que tornam ultrapassadas respostas anteriormente dadas.
A RESPOSTA DOS DESCOBRIDORES
Ao chegarem, os colonizadores portugueses tiveram muitas dificuldades para encontrar resposta à origem dos índios. Pois, essa resposta teria que estar dentro de seu sistema tradicional de explicação do mundo, no qual a narrativa bíblica era a explicação.
Julgavam que caso os índios tivessem origem sem ligação ao Velho Mundo, equivaleria entendê-los como não descendentes de Adão, ou seja, não homens.
Nessa condição seria perfeitamente aceitável e permitido explorar de todas as formas os nativos. Aliás, foi justamente o que aconteceu, mesmo depois da intervenção em 1537 do Papa Paulo III que, por meio de a Bula Veritas Ipsa, proclamou a humanidade dos índios.
DIVERSIDADE DE RESPOSTAS
ILUSTRAÇÃO COM ALGUMAS TESES
A partir do Século XVI começaram a surgir respostas sobre a origem dos índios brasileiros.
Dessas hipóteses, as dos antropólogos físicos, dentro da diversidade de características biológicas das populações, ou davam foco as características comuns e para procurar uma origem única, ou focalizavam as diferenças para concluir sobre origens diversas.
Julio Cezar Melatti em seu livro, “Índios do Brasil”, ilustra essas tendências com duas hipóteses: a de Hrdlicka, que considera como origem única dos índios americanos, as populações da Ásia Oriental, cujos representantes teriam chegado às Américas através do Estreito de Bering; e a de Imbelloni que admite como origem sete tipos humanos distintos. Desses alguns entraram pelo Estreito de Bering e outros pela Terra do Fogo.