Respostas
Resposta:
É correta a alternativa C.
A ideia do catecismo é que todos os cidadãos são "devotos" ao poder dos príncipes - representantes de Napoleão - e do Imperador - o próprio Napoleão -, líderes políticos que não foram eleitos pelo voto e que governam de maneira despótica.
Esta forma de governo é justamente a negação dos valores políticos dos iluministas e um obstáculo para a igualdade e fraternidade, sendo impossível compatibilizar a participação política (ou seja, a cidadania plena) com a existência de governos hereditários, despótico e não-eleitos.
_____________________________________________
D) as liberdades individuais, o estado laico, a proteção do direito de propriedade e a abolição da servidão.
A instituição do Código Civil Napoleônico contemplava os anseios da burguesia francesa, partícipe principal da Revolução de 1789. Os ideais burgueses estavam calcados nos princípios do Iluminismo e do Liberalismo. Muitas das prerrogativas assinaladas no código estavam imbuídas de ideias filosóficas como as de Jean-Jacques Rousseau, mas a inspiração também provinha do Direito Romano. O modelo de Estado Democrático de Direito, que vigora hoje nas nações democráticas ocidentais, é herdeiro do Código Napoleônico. A defesa das liberdades individuais, a propriedade privada, o Estado separado da religião e os direitos fundamentais do cidadão estão todos no programa do Código Civil Napoleônico.