Respostas
Resposta:
2)
a) Pode-se notar diretamente da tabela que o trabalho realizado pelo motor C é o maior dentre todos os motores. Logo, o motor C realiza mais trabalho.
b) A potência (em W) de um motor é calculada como a divisão entre o trabalho (em J) e o tempo gasto (em s), isto é, P = T/tempo. Logo, para cada um dos motores:
Pa = Ta/tempo = 200/2 = 100 W
Pb = Tb/tempo = 4*10³/20 = 200 W
Pc = Tc/tempo = 5*10^4/5*10² = 100 W
Logo, o motor B é o mais potente.
4) Quando um corpo está parcialmente ou totalmente submerso em um fluido o fluido exerce uma força sobre o corpo conhecida como força de empuxo. Esta força é resultante da diferença de pressão em pontos diferentes do fluido, aumentando com a profundidade. Dessa forma, a parte inferior do corpo está submetida a uma maior pressão e, portanto, maior força se comparado à parte superior do corpo. Assim, a força resultante (empuxo) atua de baixo para cima. O módulo da força de empuxo é dado pelo peso do volume de fluido deslocado, sendo calculado por E =p*V*G, sendo p a densidade do fluido, V o volume de fluido deslocado (volume do corpo que está submerso) e g a aceleração da gravidade. Por esse motivo ficamos mais "leves" quando dentro da água ou por isso a bola sobe ao soltarmos ela dentro da água, pois a força de empuxo nesta situação atua para cima nos corpos. Este fenômeno físico é estudado pelo chamado Princípio de Arquimedes.