estamos vivendo uma pandemia um momento difícil onde podemos perceber a importância da ciência em nossas vidas em sua opinião Por que é tão difícil as pessoas obedecerem regras simples como manter o distanciamento social e usar máscaras
Respostas
Resposta:
pelo que eu entendi Estar ciente de que estamos lidando com dilemas pode nos ajudar a entender por que nenhuma solução nessa conjuntura nos deixa tranquilos, mas também que qualquer proposta merece consideração, pois não temos verdades absolutas nas mãos.
"Uma maneira que me parece bonita para descrever um dilema é 'estar diante de uma decisão impossível'", diz Rivera.
E, ao participar de uma tomada de decisão, mesmo que seja de uma poltrona em sua casa, você não apenas precisa pensar sobre qual é a melhor opção, mas também sobre o que estamos nos tornando ao decidir algo.
Nesse momento, mais dilemas estão batendo à porta, pois o coronavírus não é apenas um fato, mas sim um grande acontecimento que está mudando o mundo.
Dimensão incerta
Assim como o dilema, o acontecimento é algo específico para os filósofos. Um evento se distingue de um fato, porque ele não admite uma única visão.
"Um evento é algo que tem um poder sempre aberto, que não pode ser reduzido, que não se deixa envolver uma descrição, um único olhar", diz Rivera.
"Observe que o que acontece com o vírus — não o vírus como identidade, aquela pequena cápsula cheia de RNA —, mas o fenômeno: nenhum estudo epidemiológico ou estatístico fornece a dimensão do que está acontecendo", diz Rivera.
"Todos os dias, mais corpos são infectados e mais fronteiras são transpostas, nós o entendemos de maneira diferente e a forma como todos encaramos o fenômeno se expande; temos medo de novos problemas que surgem, temos novas expectativas..."
"Portanto, a pandemia é um evento no sentido de que é algo que excede nossas capacidades interpretativas, e ele próprio muda o mundo em que vivemos", explica.
Portanto, seu poder transformador política, social e culturalmente é algo que nos dará alimento para o refletirmos por muitos anos, uma vez que, para algumas das consequências da pandemia, também não existem vacinas.
As perguntas continuarão flutuando no ar e as respostas permanecerão nas superfícies. Espero ter ajudado.