Respostas
Resposta:a Tabela Periódica, basicamente, estão agrupados os elementos químicos conhecidos, além de suas propriedades. Tudo está ali disposto em ordem crescente de números atômicos. Ou seja, o número de prótons.
Ao todo, a atual Tabela Periódica contém 118 elementos químicos, sendo 92 naturais e 26 artificiais. Cada quadrado, aliás, particulariza a nomenclatura do elemento químico, inclusive com o símbolo e seu número atômico.
PUBLICIDADE
Os Períodos, em número de sete, se dispõem em linhas horizontais, onde estão os elementos com o igual número de camadas eletrônicas. Por sua vez, as Famílias ou Grupos estão nas colunas verticais, ou seja, a chamada camada de valência.
Contexto Histórico
Foi decidido pela criação de uma tabela porque se buscava facilidade em se classificar, organizar e agrupar os elementos. Desejavam, portanto, fazer isso de acordo com as propriedades de tais elementos.
Afinal de contas, a Tabela Periódica serve para que mesmo?
Dmitri Mendeleiev, o criador da Tabela Periódica
Dos modelos apresentados, a melhor Tabela Periódica foi de Dmitri Mendeleiev (1869), já que mais completa. É que ele apresentou uma novidade, qual seja, a massa atômica dos elementos. Também dispôs grupos de elementos conforme suas propriedades iguais, além de deixar espaço para o que fosse no futuro descoberto.
Mas, a Tabela Periódica da atualidade foi criada por Henry Moseley, em 1913. Em suma, ele dispõe por ordem de número atômico os elementos químicos. Sua grande revolução, portanto, foi a reorganização da antiga tabela de Mendeleiev. Posteriormente, os elementos neônio, argônio, criptônio e xenônio foram descobertos, acrescentando a família dos gases nobres na Tabela Periódica.
Foi Glenn Seaborg, aliás, quem descobriu os chamados elementos transurânicos, que estão do número 94 ao 102. Ele sugeriu, em 1944, a reconfiguração da Tabela Periódica, acrescentando a série dos actinídios abaixo da série dos lantanídi
Explicação: