1-Os critérios da cidadania em Atenas são diferentes dos utilizados no presente? Explique. 2-O que você entende por Cidadania?
Respostas
Resposta:
Em Atenas, eram considerados cidadãos somente os homens, intelectuais e que não precisavam trabalhar para conseguirem o seu sustento. Ou seja, somente as elites e os pobres estavam excluídos.
Apesar de ser o berço da democracia, a Grécia Antiga não era inclusiva, concentrando o poder na mão das elites, sendo até esse tipo de decisão consagrado por filósofos clássicos, como Platão, que defende essa ideia em seu livro “A República”
Explicação:
1. Em Atenas, eram considerados cidadãos somente os homens e intelectuais, ou seja, somente as elites, estando a classe pobre excluída.
2. Apesar de ser o berço da democracia, a Grécia Antiga não era inclusiva, concentrando o poder na mão das elites, sendo até esse tipo de decisão consagrado por filósofos clássicos, como Platão, que defende essa ideia em seu livro “A República”.
A pólis grega
Na pólis grega, os cidadãos participavam das questões de interesse público nas ágoras e assembleias realizadas. Contudo, nem todos tinham voz política, como, por exemplo, as mulheres, os escravos e os estrangeiros.
Nesse sentido, os assuntos não ficavam destinados aos imperadores ou reis, mas ao povo grego.
A democracia ateniense se caracteriza pela visibilidade, pois os homens apareciam e falavam nas assembleias; pela palavra e pela isonomia, uma vez que todos os homens tinham direito a se expressar por meio da oratória e da retórica.
Saiba mais sobre a pólis grega em: brainly.com.br/tarefa/895138
#SPJ2