Quais as transformações de energias
encontradas no motor a combustão, do tanque até a saída dos gases no
escapamento?
Respostas
Resposta:
Isobárica, Isocórica, Adiabática.
Explicação:
Vamos lá!
Um motor a vapor possui 4 processos para seu funcionamento: admissão, compressão, explosão e escape. Cada um desses processos são chamados de tempos do motor, e são processos termodinâmicos conhecidos. Vamos detalhar cada um deles:
1. Admissão: é o processo em que o gás entra no motor,causando expansão isobárica desse. A temperatura também aumenta. O gás quase dobra de volume, e a pressão continua a mesma.
2. Compressão: O gás sofre uma transformação chamada de adiabática, já que é muito rápida e sem trocas de calor. O volume diminui, e consequentemente a pressão e temperatura aumentam - mas não proporcionalmente.
3. Explosão: Existe a formação de uma faísca, uma centelha, para que o gás exploda e transforme energia cinética de suas partículas em térmica, que realizará trabalho. Para isso, o volume fica constante e a pressão e temperatura variam proporcionalmente, quase dobrando de valor - uma transformação isométrica ou isocórica. Após a centelha, ocorre outra transformação adiabática, porém uma expansão. O volume aumenta muito e a pressão e temperatura diminuem, tudo muito rápido.
4. Escape: Ao liberar o gás, ocorrem duas transformações simultâneas, ambas diminuem a temperatura desse. Primeiro, a pressão diminui à volume constante, e depois o volume diminui à pressão constante.
Logo após, o gás é admitido de novo e refaz todo o ciclo. Quanto mais ciclos por segundo, maior a potencia do motor.
Espero ter ajudado!