Um gás perfeito que ocupa um volume de 0,65 m³ a 50º C sofre uma transformação, sob pressão constante de 40 N/m², até atingir a temperatura de 73º C. a) Nesse caso, o trabalho foi realizado pelo gás ou pelo meio exterior: b)Calcule o trabalho realizado. As respostas são respectivamente
Respostas
Resposta:
a) Trabalho realizado pelo gás!! Como o gás é perfeito (ideal), pode-se aplicar a equação dos gases ideais para análise:
Conforme o enunciado, o processo ocorre à pressão constante com um aumento de temperatura. Neste caso, pela equação anterior, pode-se perceber que o volume deve aumentar, pois o termo direito da equação aumenta (temperatura aumenta), o que permite afirmar o lado esquerdo também deve aumentar. Sendo constante, verifica-se que deve aumentar.
Logo, como o volume aumenta, tem-se que a variação de volume é positiva, isto é, . Assim, o trabalho é realizado pelo gás.
b) Para um processo isobárico (pressão constante), o trabalho pode ser calculado por:
sendo
: pressão (Pa=N/m²)
: variação de volume (m³)
: volume final (m³)
: volume inicial (m³)
Note que não há informação sobre o volume final do gás no processo, apenas de temperatura. Aplicando a equação (1) para o estado inicial e final:
Como o processo é isobárico:
Substituindo o valor de calculado na expressão (2):
Agora, basta substituir os dados fornecidos pelo enunciado. Vale lembrar que a temperatura deve estar em Kelvin. Para isso, basta somar 273 à temperatura em Celsius. Logo:
Logo, o gás realiza um trabalho de 1,85 J.
Bons estudos!! Espero ter ajudado
Pelo gás e 26 J
Sobre o gás e 36 J
Pelo gás e 36 J
NDA