01 – (valor = 0,3) Identifique a alternativa incorreta em relação ao Humanismo. a) Em sentido amplo, designa a atitude de valorização do homem, de seus atributos e realizações. b) Configura-se na máxima de Protágoras: “O homem é a medida de todas as coisas”. c) Rejeita a noção do homem regido por leis sobrenaturais e opõe-se ao misticismo. d) Designa tanto uma atitude filosófica intemporal quanto um período específico da evolução da cultura ocidental. e) Fundamenta-se na noção bíblica de que o homem é pó e ao pó retornará e de que só a transcendência liberta o homem de sua insignificância terrena.
02 – (valor = 0,3) Sobre Fernão Lopes, primeiro cronista-mor do Reino fundador da historiografia medieval, assinale a alternativa falsa. Fernão Lopes marca o início do Humanismo português em 1434 quando foi elevado a cronista-mor do reino. Fernão Lopes mostra as contradições da sociedade portuguesa com intenção crítica. Apoia-se em documentação que submete a rigoroso crivo crítico aproximando-se da concepção moderna da história. Suas principais crônicas são: d’El-Rei D. Pedro, d’El-Rei D. Fernando e d’El-Rei D. João I. As personagens de Fernão Lopes são heróis baseados no modelo de cavaleiro medieval.
03 – (valor = 0,3) A obra de Fernão Lopes tem um caráter: a) puramente científico, pelo tratamento documental da matéria histórica. b) essencialmente estético, pelo predomínio do elemento ficcional. c) basicamente histórico, pela fidelidade à documentação e pela objetividade da linguagem científica. d) histórico-literário, aproximando-se do moderno romance histórico, pela fusão do real com o imaginário. e) histórico-literário, pela seriedade da pesquisa histórica, pelas qualidades do estilo e pelo tratamento literário, que reveste a narrativa histórica de um tom épico e compõe cenas de grande realismo plástico, além do domínio da técnica dramática de composição.
04 – (valor = 0,3) Assinale a alternativa incorreta sobre a obra de Gil Vicente: Por viver em pleno Renascimento, apega-se aos valores greco-romanos desprezando os princípios da Idade Média. Sofre influência de Juan del Encina, principalmente no teatro pastoril de sua primeira fase. Suas obras-primas, como Farsa de Inês Pereira, são escritas na terceira fase de sua carreira, período de maturidade intelectual. Um dos maiores valores de sua obra é ter contrabalançado uma sátira contundente com o pensamento cristão. Suas personagens representam tipos de uma vasta galeria de estratos da sociedade portuguesa da época.
05 – (valor = 0,3) FUVEST - SP - Caracteriza o teatro de Gil Vicente:
a) a revolta contra o cristianismo.
b) a obra escrita em prosa.
c) a elaboração requintada dos quadros e cenários apresentados.
d) a preocupação com o homem e com a religião.
e) a busca de conceitos universais.
06 – (valor = 0,3) Sobre a poesia palaciana, assinale a alternativa falsa.
a) É mais espontânea que a poesia trovadoresca, pela superação da influência provençal, pela ausência de normas para a composição poética e pelo retorno à medida velha.
b) A poesia, que no Trovadorismo era canto, separa-se da música, passando a ser fala. Destina-se à leitura individual ou à recitação sem o apoio de instrumentos musicais.
c) A diversidade métrica da poesia trovadoresca foi praticamente reduzida ao uso sistemático dos redondilhos, com duas medida: os versos de cinco sílabas métricas (redondilhas menores) e os de sete sílabas métricas (redondilhas maiores)..
d) O uso sistemático das redondilhas denominou-se medida velha, por oposição à medida nova, denominação que recebem os versos decassílabos, trazidos da Itália por Sá de Miranda, em 1527.
e) A poesia palaciana foi compilada em 1516, por Garcia de Resende, no Cancioneiro geral, antologia que reúne cerca de mil composições, de 286 autores, dos quais 29 escreviam em castelhano. Abrange a produção poética dos reinados de d. Afonso V (1438 – 1481), de d. João II (1481 – 1495) e de D. Manuel I, o Venturoso (1495 – 1521).
07 – (valor = 0,3) As poesias do Cancioneiro geral:
mostram que o Humanismo tinha feito desaparecer o teocentrismo medieval.
apresentam uma grande variedade de temas, embora ainda se utilizem das formas de composição trovadorescas.
revelam que a língua literária em Portugal ainda era o galego-português.
revelam o surgimento de novas formas de composição poética.
mostram que o espírito satírico dos trovadores medievais tinha desaparecido
definitivamente.
08 – (valor = 0,5) Coloque ( 1 ) para Classicismo e ( 2 ) para medievalismo:
( ) Teocentrismo ( ) Apuro formal ( ) Subjetivismo ( ) Mímesis
( ) Impessoalidade ( ) Medida Nova ( ) Feudalismo ( ) Antropocentrismo
( ) Vassalagem ( ) Medida Velha
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
1- A letra e) está incorreta.
2- Não sei desculpa, eu chutaria a letra b).
3- Letra e) é a resposta.
4- Não sei, desculpa.
5- Letra d) está correta.
6- Letra a) está correta.
7- Não sei, desculpa.
8- Coloque ( 1 ) para Classicismo e ( 2 ) para medievalismo:
( 1) Teocentrismo
( 2) Apuro formal
( 1 ) Subjetivismo
( 2 ) Mímesis
( 2 ) Impessoalidade
( 1 ) Medida Nova
( 2) Feudalismo
( 1 ) Antropocentrismo
( 2) Vassalagem
( 2) Medida Velha
Não tenho certeza se é isso, desculpa caso esteja errado.
Espero ter ajudado!!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás