1. As verrugas genitais (ou papilomas ou, ainda, condilomas) são um tipo de IST. Elas ocorrem sobre-
tudo na região genital e são provocadas por mais de 50 tipos diferentes de vírus, conhecidos como
papilomavírus humano e representados pela sigla HPV (de human papillomavirus). Algumas variedades
desses vírus podem produzir alterações nas células da região infectada e desencadear focos de câncer,
tais como o câncer de colo de útero, nas mulheres, e o câncer de pênis, nos homens.
Em seu caderno, escreva um pequeno texto que explique a necessidade do exame de papanicolau,
considerando o risco oferecido pelo HPV. Pfvr preciso disso p hj:(
Respostas
Resposta:
Explicação:
O HPV (sigla em inglês para Papilomavírus Humano) é um vírus que infecta a pele ou mucosas (oral, genital ou anal) das pessoas, provocando verrugas anogenitais (na região genital e ânus) e câncer, a depender do tipo de vírus. A infecção pelo HPV é uma Infecção SexualmO diagnóstico do HPV é atualmente realizado por meio de exames clínicos e laboratoriais, dependendo do tipo das lesões (clínicas ou subclínicas).
Lesões clínicas – podem ser diagnosticadas por meio do exame clínico urológico (pênis), ginecológico (vulva/vagina/colo uterino), anal (ânus e região perianal) e dermatológico (pele).
Lesões subclínicas – podem ser diagnosticadas por exames laboratoriais, como o exame preventivo Papanicolau (citopatologia), colposcopia, peniscopia e anuscopia, e também por meio de biopsias e histopatologia, a fim de distinguir as lesões benignas das malignas.
TRATAMENTO
O objetivo do tratamento das verrugas anogenitais (região genital e ânus) é a destruição das lesões. Independentemente da realização do tratamento, as lesões podem desaparecer, permanecer inalteradas ou aumentar em número e/ou volume.
Sobre o tratamento:
Deve ser individualizado, considerando características (extensão, quantidade e localização) das lesões, disponibilidade de recursos e efeitos adversos.
Os tipos de tratamento são químicos, cirúrgicos e estimuladores da imunidade.
Podem ser domiciliares (autoaplicados: imiquimode, podofilotoxina) ou ambulatoriais (aplicados no serviço de saúde: ácido tricloroacético – ATA, podofilina, eletrocauterização, exérese cirúrgica e crioterapia), conforme indicação profissional para cada caso.
Podofilina e imiquimode não devem ser usadas na gestação.
O tratamento das verrugas anogenitais não elimina o vírus e, por isso, as lesões podem reaparecer. As pessoas infectadas e suas parcerias devem retornar ao serviço, caso se identifiquem novas lesões.
Além do tratamento de lesões visíveis, é necessário que os profissionais de saúde realizem exame clínico anogenital completo, pois pode haver lesões dentro de vagina e ânus não identificadas pela própria pessoa afetada.ente Transmissível (IST).