5) No período chamado colonial, na América Portuguesa, houve predominância do uso de trabalho escravo. Entre os escravos, havia uma série de distinções relativas ao tipo e ao local de trabalho que exerciam. Outras distinções diziam respeito à etnia, à cor da pele ou à permanência do escravo no país. Por exemplo, chamava-se de “crioulo” o escravo nascido no Brasil. Marque a alternativa que apresenta a forma como eram chamados os cativos africanos recém-chegados à América Portuguesa.
a) ladinos
b) boçais
c) mulatos
d) broncos
Respostas
Resposta:
Os cativos africanos recém-chegados a América portuguesa eram os boçais
Explicação:
LETRA (b) : Boçais
A alternativa que apresenta a forma como eram chamados os cativos africanos recém-chegados à América Portuguesa é a letra B) boçais.
Na América Portuguesa, no período colonial, se tinha a presença do modo de produção escravista, que era uma ferramenta econômica utilizada por uma sociedade escravista, ou seja, os escravos eram considerados e tratados como instrumentos de trabalho para a obtenção de lucros aos senhores (considerados donos dos escravos).
As relações de produção se davam através de domínio e de sujeição, onde os senhores mandavam e os escravos obedeciam. Os escravos tinham como função fazer a força nos meios de produção, seja com as terras, com o gado ou com os instrumentos de trabalho.
Os escravos vinham do continente africano, por meio dos Navios Negreiros, e os que chegavam ao "Novo Mundo" eram chamados de boçais.
Leia mais sobre o escravismo em:
https://brainly.com.br/tarefa/194967